Terça-Feira, 14 de agosto de 2018 Nossa história      

Notícias

Audiência Pública discute Plano Municipal de Resíduos Sólidos

A Prefeitura Municipal de São Julião – PI, através da gestão O Povo em Primeiro Lugar, do prefeito Dr. Jonas Bezerra de Alencar, juntamente com a NERAR CONSULTORIA promoveu na manhã desta quinta-feira, 02 de agosto, uma Audiência Pública com o intuito de discutir sobre a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

A referida audiência foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação da secretária de Educação, Claudete Alencar e sua equipe; secretária de Planejamento, Gestão e Finanças, Conceição de Maria; secretária de Cultura, Wellyda Ramos; secretário de Esporte, Josean Pereira; o subsecretário de saúde, Severiano Gomes; o vereador Tarcilo Rocha e demais representantes da sociedade civil organizada.

Para a engenheira sanitarista e ambiental da NERAR CONSULTORIA, Catiane Lima, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos tem o objetivo de orientar as ações da gestão dos resíduos sólidos para os próximos 20 anos de forma a reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida.

“O município deu inicio ao Plano e temos até dezembro para trabalhar e realizar esse estudo sobre como funciona a gestão dos resíduos sólidos em São Julião – PI. Hoje a Audiência Pública teve como objetivo divulgar e convidar a população para colaborar conosco na organização e na construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos”, disse Catiane Lima.

Para a secretária de Educação, Claudete Alencar, a realização da Audiência Pública demonstra a preocupação e responsabilidade da gestão do prefeito Dr. Jonas para com o município.

“Quero aqui parabenizar a gestão do prefeito Dr. Jonas Bezerra de Alencar e todos vocês que vieram participar conosco deste evento. Essa Audiência Pública demonstra a responsabilidade, a capacidade de gestão e a preocupação de nosso prefeito com os resíduos sólidos de nosso município. Enquanto gestão reiteramos que vamos fazer a nossa parte e fazer bem feito”, disse em um dos trechos de sua fala, a secretária de Educação, Claudete Alencar.

Sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é condição necessária para o Distrito Federal e os municípios terem acesso aos recursos da União, destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. Para municípios com população total inferior a vinte mil habitantes, apurada com base nos dados do censo mais recente realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o PGIRS terá conteúdo simplificado, conforme estabelecido pelo Decreto 7.404/2010 que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.