29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Prefeitura de São Julião realiza Semana do Meio Ambiente. Veja como foi!

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, a Prefeitura de São Julião, na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Coordenação do Meio Ambiente, realizaram a Semana do Meio Ambiente.

A programação aconteceu de forma diversificada e com a realização de atividades educativas. As ações tiveram início na terça-feira (01), com a realização da coleta de lixo nas praças e logradouros públicos do município.

Em continuidade, na quarta-feira (02), os profissionais da Secretaria de Infraestrutura realizaram uma Campanha Educativa sobre atividades de controle das fontes de poluição, como: sonora, visual atmosférica, através de panfletagem.

Na quinta-feira (03), foi feito visitas aos mananciais e rios do município para posterior replantio das matas ciliares.

Seguindo o cronograma, na sexta-feira (04), foi realizado o plantio de mudas de ipês roxos, amarelos e silvestres nas margens da Avenida Joviano Maximino de Alencar.

Participaram da ação, o prefeito Dr. Samuel Alencar; o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha; a Séc. de Infraestrutura Verônica Rocha; o Coordenador do Meio Ambiente, Antônio Francelino – o Junior; a Séc. de Desenvolvimento Rural, Ana Célia; a Séc. de Educação, Valdinara Almeida; a Subsecretária de Educação, Lidiane Chagas; o Procurador do Município, Dr. Isaac Benevides; a Controladora Geral, Maria Laurentina; os Assessores Técnicos de Infraestrutura, Carlos Ramon e Lourival Barbosa; e a Assessora Técnica da Infraestrutura, Andréa Franco.

A secretária de Infraestrutura, Verônica Rocha, falou sobre as atividades que foram desenvolvidas ao longo da Semana do Meio Ambiente, e destacou: “Aproveito a oportunidade para falar sobre a importância dessas ações que tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, bem como para agradecer a todos os profissionais que abraçaram a causa e participaram das ações”.

Em entrevista, o prefeito Dr. Samuel Alencar,  destacou a importância da arborização na qualidade de vida e saúde da população, com benefícios no conforto térmico, qualidade do ar e redução da poluição, bem como frisou que a gestão apoia e se preocupa com o meio ambiente, dessa forma, irão continuar realizando ações ambientalistas e mobilizando toda a sociedade sobre a importância da preservação ambiental.

“Representando o Poder Executivo junto ao meu amigo e vice-prefeito Leonardo Rocha, apoiamos essa iniciativa e queremos construir um meio ambiente adequado, propício para a gente e consequentemente para as futuras gerações. Queremos que através dessas atividades consigamos sensibilizar, mobilizar toda a sociedade sobre a importância da preservação ambiental, como forma de incentivar a participação de todos na preservação da nossa natureza. Faça parte dessa campanha junto com a gente!”, convidou o prefeito.

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, e encerrando as atividades da Semana do Meio Ambiente em São Julião, as ações contaram com a participação especial da Secretaria Municipal de Educação, os órgãos promoveram uma palestra com o tema: “Conscientização para o Consumo Sustentável e Reciclagem Doméstica”, direcionada para a Rede Municipal de Ensino, através da plataforma Google Meet.

O momento foi conduzido pela palestrante Louridanya Silva, professor de biologia e especialista em Ecologia (UFPI) e Gestão e Educação Ambiental (UESPI), e teve como objetivo debater o tema com uma linguagem acessível entre as crianças e jovens das escolas municipais, promovendo a conscientização e adoção de medidas simples e eficazes para a preservação ambiental reuso e redução de consumo de materiais poluentes.

Todas as ações realizadas durante a Semana do Meio Ambiente em São Julião, contou com a participação direta do Coordenador do Meio Ambiente, Antônio Francelino – o Junior; dos Assessores Técnicos de Infraestrutura, Carlos Ramon e Lourival Barbosa; e da Assessora Técnica da Infraestrutura, Andréa Franco.

Confira as imagens:

1° Dia

 

 

 

 

2° Dia

 

 

 

3° Dia

 

 

 

 

 

4° Dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5º Dia