18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Plenária Municipal defende o SUS e apresenta propostas para melhorias na saúde

A Prefeitura de São Julião, na gestão do Dr. Samuel Alencar, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, 28 de março, a Plenária Municipal de Saúde. O momento aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação.

O evento é a etapa municipal que faz parte da 17° Conferência Nacional de Saúde e tem por tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Além de Defender o SUS e trazer mais conhecimento acerca do sistema, o momento teve o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e desenvolver ideias para políticas públicas que possam ajudar no melhoramento do sistema de saúde, tanto municipal, estadual e nacional.

Evento

Primeiro aconteceu a acolhida dos participantes e entrega de material como uma pasta contendo os assuntos que irão ser desenvolvidos na plenária e, em seguida, as autoridades foram chamadas para composição da mesa de honra. Depois, a responsável técnica do Hospital Municipal, enfermeira Keyla Bezerra, realizou a leitura do regimento interno.

Enfermeira Keyla Bezerra

Após, o conferencista Dayro Coutinho apresentou e abordou o tema central, aprofundando assuntos acerca do Sistema Único de Saúde com dinâmicas e a interação com o público. Em seguida, houve uma pausa para o Coffee Break.

Retornando às atividades da plenária, foram divididos quatro grupos e distribuídos temas para cada um deles. Os temas foram: 1 – “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, 2 – “O papel do controle social e dos movimentos sociais”, 3 – “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, 4 – “Amanhã será outro dia para todos”.

Os grupos falaram sobre problemas encontrados na saúde e apresentaram propostas para a solução de cada um deles, sendo todas aprovadas por unanimidade. Logo após foram eleitos os quatro delegados que irão representar o município de São Julião na Conferência Macrorregional de Saúde, prevista para acontecer no mês de abril.

O prefeito de São Julião, Dr. Samuel Alencar, falou sobre o evento.

“É uma satisfação imensa para mim porque sou profissional da área da saúde e sei da importância desse tipo de evento que envolve a saúde. Que possamos cada dia obter mais ideias para o desenvolvimentos de políticas públicas que melhorem a saúde do nosso município. Eu parabenizo os colegas da área da saúde, peço ainda mais empenho e que me cobrem porque o que tiver ao meu alcance de fazer pela saúde da nossa população aqui de São Julião, com certeza faremos.”, afirmou o gestor.

A secretária de Saúde, Ceicinha Araújo, agradeceu a presença dos participantes.

“Quero agradecer a presença de todos e dizer que este é um momento muito importante, um espaço de discursão onde todos temos muito a acrescentar. Foi tudo muito bem dito, bem esclarecido e a partir de agora nós somos porta-voz de tudo que ouvimos nessa plenária”, frisou.

Estiveram presentes a primeira-dama Thaise Fontes; o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha; secretários municipais; servidores públicos e a população em geral.

Mais imagens;