17 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Assistência Social de São Julião realiza ação alusiva ao ‘Janeiro Branco’

Com o objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental, a Prefeitura de São Julião através da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma ação alusiva ao Janeiro Branco.

Na última quarta-feira (27), a psicóloga Drª. Débora Barros, participou de uma entrevista na Rádio Nossa Senhora da Conceição abordando o tema, ‘Quem cuida da mente, cuida da vida!’.

O Janeiro Branco é uma Campanha Brasileira que chama atenção para a importância da saúde mental. Busca discutir a relevância do cuidado com as emoções. Foi idealizado para o mês de janeiro, com o intuito de aproveitar esse sentimento de reflexão, planejamento, busca de metas e propósitos que normalmente envolvem as pessoas a cada início de ano.

Durante a entrevista, a psicóloga Débora Barros, abordou o lema da Campanha este ano: “Todo Cuidado Conta”, explicando sobre a campanha Janeiro Branco e seu objetivo, trazendo um pouco dos dados do Brasil em termos de problemas psicológicos e como a pandemia agravou estes problemas.

“Através da entrevista objetivamos conscientizar as pessoas e ajudar na busca por tratamento. Acredito que conseguimos nosso objetivo de mobilizar as pessoas, visto que, a procura/demanda tem aumentado substancialmente. Diante dos mitos e preconceitos existentes diante de problemas psicológicos é de extrema importância abordar esse tema e desmistificar a resistência das pessoas em falar sobre sua saúde emocional”, explicou.

Psicóloga Drª Débora Barros durante entrevista / Foto: Arquivo Pessoal

Por fim, a Drª. Débora Barros pontuou a importância das pessoas buscarem ajuda e o sentimento de gratidão por poder contribuir com a vida das pessoas através da sua profissão. “É muito gratificante para mim fazer parte deste momento, principalmente devido a importância que esta Campanha representa diante do cenário atual de pandemia, no qual aumentou consideravelmente os casos de ansiedade e depressão. Procurem ajuda profissional, apoio familiar, amigos, escola/faculdade. É de suma importância falarmos sobre a saúde mental”, pontuou a psicóloga.

A secretária de Assistência Social de São Julião, Thaíse Fontes, reforçou o pedido para que as pessoas busquem ajuda. “Falar sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde mental, é muito importante. Estamos vivenciando um momento muito crítico devido a pandemia, os cuidados com a saúde da mente devem ser redobrados, e essa prática é deixada de lado, então vamos cuidar da nossa mente e vê os novos benefícios que vai proporcionar para nossa vida”, disse.

Ao meio da imagem, secretária de Assistência Social, Thaíse Fontes.

Em São Julião, as pessoas que necessitarem de atendimentos psicológicos podem se dirigir ao CRAS de segunda a sexta das 08h às 13h30; no NASF; e através do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188 com ligação gratuita e atendimento psicológico 24h por dia.

Fonte: cidadesnanet.com