18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Educação de São Julião promove ações do Busca Ativa Escolar para o 2º semestre letivo

A Secretaria Municipal de Educação de São Julião em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Saúde estão promovendo ações através do Programa Busca Ativa Escolar, com o objetivo de resgatar as crianças e adolescentes que estão fora da escola e estimular a participação dos alunos que estão matriculados.

Ações de alerta e visitas foram realizadas entre os dias 26/07 a 30/07 (visitas domiciliares da assistente social da educação e agentes de saúde as famílias dos alunos) e 04/08 a 06/08 de 2021 (reunião de pais e responsáveis da Rede Municipal de Ensino de São Julião Piauí).

Uma ficha de controle de participação dos alunos matriculados, foi criada para que o professor registre o tipo de acesso, encaminhe a escola os dados da frequência de cada aluno, a escola consolida esses dados e repassa a assistente social da educação que monta um calendário de visitas domiciliares dos alunos de baixa frequência ou com indícios de abandono escolar.

A assistente social da Educação e também Técnico Verificador do Programa Busca Ativa Escolar, Josyelle Maria, entrou em contato por telefone com as famílias e responsáveis dos alunos, também realizadas visitas domiciliares aqueles alunos com difícil acesso aos meios de comunicação e baixa participação, seja pela a plataforma whatsapp ou material impresso, tudo feito a partir da ficha de controle da frequência dos alunos.

A assistente social da Educação e também técnica verificadora do Programa Busca Ativa Escolar Josyelle Maria, juntamente com as Agentes Comunitária do Município e do Programa Busca Ativa Escolar com apoio de Debora Pereira, visitaram as famílias e responsáveis dos alunos.

A assistente social Josyelle Maria participou também do planejamento escolar e da reunião de pais para reforçar sobre o programa do Busca Ativa e falar sobre seu objetivo geral e a importância do comprometimento da escola nas informações da ficha de controle do Busca Ativa Escolar.

A reunião de pais ocorreu em todas as escolas do município com a equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, escolas, docentes, psicóloga da saúde, psicopedagoga, assistentes sociais da educação e da assistência social, Secretaria de Saúde, articuladora e mobilizadora do Selo UNICEF, equipe do Programa Busca Ativa Escolar, com pais, mães e responsáveis para acolhimento socioemocional e estímulo a continuidade do acompanhamento dos estudos domiciliares, reforçando a parceria essencial entre escola e família.

PUBLICIDADE

 

A psicóloga Leyde Carvalho falou sobre a importância do apoio psicológico que através da secretaria de saúde onde pais, mães, responsáveis, discentes e docentes podem buscar auxílio socioemocional para o enfrentamento das dificuldades para a realização das atividades não presenciais.




  • Psicopedagoga da Educação Tatiane Rocha



  • Professora do 4º ano da Escola Joviano Maximino de Alencar -Ana Maria




  • Assistente Social da Educação – Josyelle Maria




  • Psicóloga da Saúde – Leyde Carvalho



  •