28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Em alusão ao Dia da Mulher, Assistência Social de São Julião homenageia mulheres do grupo de capoterapia; veja fotos

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Julião promoveu durante toda esta quarta-feira, 24, uma homenagem às mulheres sãojuliãoenses do grupo de capoterapia pelo Dia Internacional da Mulher. Com apoio da Prefeitura Municipal na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar, através do Centro de Referência da Assistência Social, foi realizada a primeira capoterapia itinerante deste ano.

As idosas do grupo, na maior parte do público, foram homenageadas com as visitas e entrega de lembrancinhas no povoado Mandacaru e na sede do município. O início dos trabalhos foi marcado por orações sagradas e o pedido da intercessão divina. Logo depois da concentração os profissionais se dirigiram até o povoado Mandacaru.

Para a secretária de Assistência Social de São Julião, a educadora física Thaíse Fontes, levar a capoterapia itinerante para as pessoas é muito satisfatório.

“Me sinto realizada porque sou profissional de Educação Física e estou levando além da saúde, a alegria em uma época tão difícil por conta do isolamento social. Trabalhar levando alegria e saúde para os idosos é um grande prazer. Estou muito feliz em estar aqui hoje e quero participar sempre”, declarou Thaíse.

A capoterapia em São Julião é praticada há oito anos, de acordo com o professor Denis Costa que desenvolve a atividade com a professora Jaine Meneses.

“É um trabalho bastante significativo dentro do município e agora na gestão do prefeito Dr. Samuel estamos trazendo ela [a capoterapia] de forma itinerante na porta da casa de cada idoso, seguindo as recomendações da OMS e levando com qualidade fazendo com que eles se movimentem sem precisar sair de casa e se sintam assistidos e representados. A ação é em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A mulher idosa tem que ser representada”, pontuou o professor de Capoterapia.

Francisca Antônia da Conceição tem 67 anos e pratica capoterapia há 5 anos. Ela conta alguns benefícios que a prática trouxe.

“Eu sou uma pessoa sozinha e tinha dificuldade de abraçar outras pessoas. Agora aprendi abraçar e amar todo mundo. Em relação a parte física me sinto mais leve e emagreci mais. Eu faço caminhada três vezes por semana”, relatou.

Sabina Ananias, 52 anos, fala também sobre o que de bom a capoterapia proporciona para ela.

“Me sinto muito bem. É uma física para o corpo da pessoa que quanto mais idade tiver precisa da capoterapia. Eu faço parte porque gosto mesmo. Muita gente necessita […] me sinto representada e valorizada”, declarou Sabina que é moradora do povoado Mandacaru.

Costureira, Maria Eulália, também falou sobre vários benefícios para a saúde que a capoterapia lhe proporciona. Antes de praticar, ela declarou que sofria com problemas como dores, sentia dormência nas mãos, entre outros.

“Antes de fazer capoterapia eu não conseguia ficar de cócoras e nem levantar os braços. Sentia dormência nas mãos e quando pegava a tesoura ela caia no chão e eu nem sentia. Depois que comecei a fazer a capoterapia melhorei demais desses problemas. Acabou a dormência das mãos”, declarou mostrando os exercícios que hoje consegue fazer depois que aderiu a prática da atividade. “É nota 10”, concluiu a costureira de São Julião residente no povoado Mandacaru.

Durante a tarde a equipe percorreu com a capoterapia itinerante pela sede do município passando por ruas, avenidas e bairros.

Os profissionais da Assistência Social que estiveram presentes na primeira capoterapia itinerante 2021 de São Julião são: Thaíse Fontes (Secretária de Ass. Social), Elayne Costa (Coordenadora do CRAS), Maria José (Orientadora Social do SCFV) e Clarisse Sousa (Coord. do SCFV).

Veja mais fotos do povoado Mandacaru e logo depois as fotos da capoterapia itinerante na zona urbana

VEAJ FOTOS DA CAPOTERAPIA NA SEDE DO MUNICÍPIO