19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

SASC realiza evento on-line e capacita assistentes sociais de São Juli

Na manhã desta terça-feira, 26 de janeiro, profissionais da Secretaria de Assistência Social de São Julião participaram de uma capacitação virtual através da plataforma Webex Meet. Promovida pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Piauí (SASC-PI) o tema abordado foi Orientações novos secretários e técnicos municiais de Assistência Social.

A capacitação foi presidida pelo psicólogo e coordenador estadual do programa Bolsa Família, Roberto Oliveira, e a equipe da SASC, e teve como objetivo orientar profissionais, assim como os novos secretários, sobre a política de assistência social. Anualmente a capacitação sempre é feita em Teresina, mas devido à pandemia do novo coronavírus, foi realizada de forma on-line.

A capacitação de acordo com a secretária de Assistência Social de São Julião, Thaíse Fontes, é voltada para o Bolsa Família e Cadastro Único, bem como aos programas que englobam o cadastro único que são: BPC, Passe Livre, Tarifa Social de Energia Elétrica, dentre outros.

“Uma capacitação muito esclarecedora para os gestores e técnicos da assistência social ficarem conscientes da responsabilidade passada para todos desenvolverem junto ao município. Eu como secretária de assistência social estarei empenhada em desenvolver as ações da assistência, capacitando os técnicos para atender de maneira satisfatória a demanda e fazer com que toda população mais carente estejam com seus direitos e benefícios adquiridos”, afirmou Thaíse Fontes.

Subsecretária de Assistência Social de São Julião, Flaviana Alzira, falou sobre o encontro e enfatizou a importância para os novos gestores e consequentemente a beneficiará a população.

“São repassadas todas as orientações necessárias que os técnicos e os gestores precisam saber nesse momento para repassar às suas equipes e posteriormente repassarmos à população – beneficiários do CRAS, Programa Bolsa Família e os outros serviços sociais que o CRAS oferece”, destaca.

“Foi bastante produtivo porque mesmo on-line a gente podia interagir com os outros municípios, outros técnicos e também com a equipe SASC, com o Roberto Oliveira que sempre se mantém bastante atuante à frente da coordenação estadual do programa Bolsa em Família e tem toda uma preocupação de orientar os novos gestores. Nossa secretária de assistência social, Thaíse Fontes, se mantém bastante, preocupada e empenhada. Está presente em todas as ações e reuniões que o CRAS tem procurado fazer, ela sempre tem sido presente, tem participado dessas ações e tem buscado cada vez mais uma melhor forma de atender a população, de podermos estar atualizando esses cadastros para que consequentemente mais pessoas venha fazer parte e ser beneficiadas”, destacou a subsecretária Flaviana.

Em contato com a redação do Cidadesnanet.com, o prefeito Dr. Samuel Alencar, disse que são capacitações importantes que resultam em melhorias para a população no tocante aos programas sociais.

“São muito importantes, sem sombra de dúvidas. As capacitações para profissionais da Assistência Social, vão gerar conhecimentos e bons resultados que beneficiarão a população”, destacou o prefeito de São Julião.

Participaram do encontro: a secretária municipal e primeira-dama, a Thaíse Fontes; a subsecretária, Flaviana Alzira, que é gestora do Bolsa Família; a assistente social Lilian Rocha; a coordenadora do CRAS, Elayne Costa; a orientadora do programa Criança Feliz, Marta Rocha; a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Clarice Sobrinho, entre outros profissionais.

Fonte: Cidades Na Net