15 de Abril de 2021
tema02

Notícias

Jornada Pedagógica abre ano letivo e discute metodologias de ensino não presenciais

Respeitando todas as medidas de prevenção como distanciamento, uso de álcool em gel e máscaras, a Prefeitura de São Julião, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde desta sexta-feira, 26 de fevereiro, no Ginásio Poliesportivo José Bento de Sousa, a abertura da Jornada Pedagógica 2021.

Com o tema “Metodologias pedagógicas no ensino não presencial” o evento tem como finalidade planejar ações e estabelecer metas para melhorias do processo ensino-aprendizagem.

Na abertura o pastor Valdenor Xavier orou pedindo bênçãos aos profissionais e ao povo e, em seguida, foi o momento de boas-vindas da secretária de Educação, Valdinara Rodrigues, da subsecretária Lidiane Carvalho, do vereador e presidente da Câmara Edisaldo Rocha, do vice-prefeito Leonardo Rocha e do prefeito Samuel Alencar.

Valdinara Rodrigues que é secretária de Educação do município em suas palavras destacou a gratidão pela confiança do cargo pelos representantes do executivo. A gestora salientou que as aulas serão em caráter remoto.

“Sabemos que o ano de 2020 foi de muitas dificuldades para todos e 2021 também está iniciando com dificuldades, mas já temos uma luz que é a vacina. Agradeço ao prefeito Dr. Samuel e ao vice-prefeito Leonardo Rocha por me confiarem a Secretaria de Educação e também por todo amor e empenho pela educação do nosso município. Nossas aulas serão totalmente remotas através da plataforma digital”, disse.

A secretária explicou que a jornada pedagógica seguirá na próxima segunda-feira, 1º de março, por modalidade de ensino no auditório da secretaria. Além das atividades de forma remota que terá suporte através da plataforma e de grupos de whatsapp, os alunos terão também o conteúdo de ensino impresso.  “Teremos a interação de professores e alunos todos os dias durante 50 minutos”, informou destacando que haverá repasse do cronograma pelas coordenadoras de ensino orientando a respeito dos dias que serão enviadas as atividades para as escolas.

Valdinara informou também que com apoio da assistência social haverá acompanhamento da participação dos alunos através da frequência escolar.

“Junto com a assistente social iremos até a casa dos pais para saber o porquê que o aluno não está participando”, pontuou a secretária de Educação de São Julião.

Professora de Língua Portuguesa, a subsecretária de Educação, Lidiane Carvalho, no uso da palavra, ressaltou que trabalhará com compromisso e empenho.

 

“Recebi o convite da secretária Valdinara para integrar a secretaria.  É um grande desafio. Agradeço pela confiança ao prefeito Dr. Samuel e a secretária Valdinara. Estou lá para me empenhar e contribuir com o trabalho […] hoje estamos nesse encontro coletivo para dar boas-vindas a todos. Esse momento presencial é importante para interação”, disse a subscretária.

O vereador, Edisaldo Rocha, que é presidente da Câmara, esteve presente e também se pronunciou onde afirmou prestar todo auxílio necessário para o bom funcionamento da Educação de São Julião.

“Esse é um novo pontapé em 2021 apesar de todas as dificuldades que a educação e a população enfrentam. Esses três dias são de aprendizado e incentivo a cada um. Estamos prontos para ajudar no que for preciso”, falou o vereador e presidente da Câmara de São Julião.

O vice-prefeito, Dr. Leonardo Rocha, presente na solenidade de abertura fez uso da palavra onde agradeceu a toda equipe pelo trabalho desempenhado e garantiu apoio da gestão.

“Agradeço pelo convite e me sinto lisonjeado de participar desse evento.  Desejo boas-vindas e quero agradecer pela presença de todos vocês e o empenho que sei que todos terão. Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos hoje sei que fizeram o trabalho bem feito […] vamos colher bons frutos do que está sendo feito hoje. Estamos à disposição para ajudar no que for necessário”, proferiu o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha.

A jornada pedagógica foi prestigia pelo prefeito de São Julião, Dr. Samuel Alencar. O gestor sãojuliãoense reforçou o compromisso da gestão “O povo é o poder” em prestar todo auxílio necessário para o bom desempenho da educação municipal. Sua meta é transformar o município em espelho de desenvolvimento.

 

“É uma satisfação imensa participar dessa jornada pedagógica. Em São Julião queremos atingir o topo e para isso é preciso de muito trabalho, dedicação e luta. Mediante a isso peço que continuem com o empenho que já têm. Temos um ponto diferente que foi a pandemia que mudou o cenário completamente. As aulas virtuais são desafios para educadores que têm que transmitir de forma diferente para os alunos. É uma realidade que estamos convivendo com ela hoje. A mensagem principal que passo para vocês é que estaremos juntos trabalhando empenhados e no que depender do prefeito, vice, secretários, presidente da Câmara, estaremos dispostos a fazer para que que São Julião seja reconhecido como trabalho excepcional. Contem com gente”, declarou o prefeito de São Julião, Dr. Samuel Alencar.

Palestras

No primeiro dia da jornada foram ministradas duas palestras. A primeira abordou o tema “Palestra Motivacional Educação em Tempo de Pandemia e teve com ministrantes a psicóloga Leydiani Carvalho e a educadora física Thays Cavalcante.

A segunda palestra trabalhou o tema “Aulas não presenciais, desafios na pandemia”, e foi presidida pela supervisora municipal, Claudete Alencar.

 

Lotação dos dirigentes escolares

Durante o evento, os diretores das unidades de ensino da rede municipal foram apresentados para suas respectivas direções escolares.

 A professora Maria Liduina vai dirigir o pré-escola U.E. Maria Vitória da Conceição, no povoado Mandacaru. A professora Francisca Helena será diretora do pré-escola U.E. Maria Edamala, localizada na sede do município.

A Unidade Escolar Vitalino Sabino – Pré-escola e Anos Iniciais – terá como diretora, a professora Eliana Nascimento. A escola fica situada no povoado Fujona.

No povoado Mandacaru, a professora Maria Auristelina Rodrigues, vai dirigir a Unidade Escolar Antônio Rodrigues – Anos iniciais e Anos finais.

A Unidade Escolar Severaino José de Sousa Lima – Anos Iniciais e Anos finais – terá como diretora a professora Maria de Lourdes Rodrigues Galvão.

Irene Onésia vai dirigir a Unidade Escolar Joviano Maximino – Anos iniciais e Anos Finais e Shirlene Maria de Sousa será diretora da Unidade Escolar Roldão de Alencar Bezerra – Educação Infantil e Anos Iniciais.

Programação

Seguindo os protocolos sanitários de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Jornada Pedagógica em São Julião prossegue no dia 1º de março onde será trabalhado a Plataforma Google com o ministrante Edivan Gonçalves, no auditório da Secretaria Municipal de Educação no horário das 08h às 9h40min com a Educação Infantil.

Ainda pela manhã das 10h às 11h40min, o público-alvo são educadores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Todos devem levar notebook pessoal.

O período da tarde terá como público-alvo educadores do Ensino Fundamental (Anos finais) das 13h às 14h40min, que são professores da U.E. Joviano Maximino de Alencar e U.E. Antonio Rodrigues.

O horário das 15h às 16h40min é destinado para professores da U.E. Severiano José de Sousa Lima onde é necessário levar o notebook pessoal

Planejamento por modalidade de ensino

No dia 1º de março será no Telecentro da Secretaria Municipal de Educação às 13h30 com a Educação Infantil. Dia 02 de março, pela manhã, haverá planejamento no auditório da Secretaria Municipal de Educação às 08h para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais).

No período da tarde, o planejamento é no auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 13h30min para o Ensino Fundamental (Anos Finais). Para a segurança dos profissionais todos devem fazer uso obrigatório de máscaras.

Matrículas

Aproximadamente 1.000 alunos estão matriculados para o ano letivo de 2021.

Busca Ativa

Após o período de jornada pedagógica, o projeto busca ativa irá continuar com ações coletivas durante todo o ano letivo de 2021.

Com apoio das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, a Busca Ativa Escolar tem como finalidade a identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola e ajudar a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.

A Busca Ativa Escolar permite também que as pessoas enviem informações sobre crianças e adolescentes fora da escola pela internet, por meio de aplicativo ou por SMS. Uma equipe intersetorial local toma as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, foi desenvolvido o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergências, para apoiar governos estaduais e municipais na garantia do direito à educação de cada criança e cada adolescente em situações de calamidade pública e emergências, tais como pandemias – a exemplo da causada pela Covid-19, desastres naturais e outras.

Presenças

Estiveram presentes na Jornada Pedagógica 2021.1: o prefeito Dr. Samuel Alencar e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Thayse Fontes; o vice-prefeito, Dr. Leonardo Rocha; a secretária de Educação, Valdinara Rodrigues; a subsecretária, Lidiane Carvalho; a supervisora geral de Ensino, Claudete Alencar; o presidente da Câmara de Vereadores, Edisaldo Rocha; autoridades como a ex-primeira-dama, Francisca Sousa; o secretário de Governo, Professor Ildebrando Neto; a secretária de Finanças, Conceição Alencar; a secretária de Saúde, Conceição Araújo; a secretária de Cultura, Welyda Ramos; o secretário de Desenvolvimento Rural, Ana Célia; o secretário de Esporte e Laser, Josean Carvalho; a controladora Geral do Município, Maria Laurentina; a ex-primeira-dama, ex-vereadora e mãe da secretária de Educação,  Margarida Preta e o pastor Valdenor Xavier.

Representando as diretoras das escolas, a professora Liduina que é diretora da Pré-escola Unidade Escolar Maria Vitória da Conceição no povoado Mandacaru. Representando as coordenadoras das escolas, a professora Maria das Graças da Unidade Escolar Severiano José de Sousa Lima.

Na Jornada Pedagógica também marcaram presença as coordenadoras: Plácida Silva (Programa Tempo de Aprender); Francilmara Cavalcante (Educação Infantil); Evanete Carvalho (Ensino Fundamental Anos Iniciais); Shirleide Ocília (Ensino Fundamental Anos Finais); Josemaura de Deus (SAEB E BNCC); Nauda Sousa (EJA); Maria Dalva (PNAE)

Veja mais fotos