28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Saúde de São Julião realiza ações do Outubro Rosa e reforça cuidados contra o câncer de mama e de colo de útero

Com o objetivo de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de São Julião, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu ações em alusão à campanha “Outubro Rosa”.

As atividades tiveram início na segunda-feira (24) com a abertura oficial da programação. A enfermeira Keyla Bezerra ministrou uma palestra sobre o tema, onde repassou informações a cerca dos fatores de ricos, sinais, sintomas e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo de útero, no auditório da Educação.

A palestra ainda contou com a participação da secretária Ceicinha Araújo; da psicóloga Leidiane Carvalho; da nutricionista Yasmim Júlia e da enfermeira Andreza Rodrigues, profissionais da Saúde e Previne Brasil.

Seguindo a programação, de forma leve e divertida, gerando interação, bem-estar e qualidade de vida, no final da tarde da segunda-feira (24) a Secretaria de Saúde ainda promoveu um aulão de dança para as mulheres com as professoras Daniela Rocha e Soraia Luz, atingindo um grande público.

No aulão, a secretária de Saúde, Ceicinha Araújo, falou sobre a logística adotada na programação e destacou a importância dos exercícios físicos na prevenção da doença.

“Estamos celebrando o Outubro Rosa, que lembra a nós mulheres do cuidado que a gente tem que ter com o nosso corpo, com a nossa mente, com a nossa autoestima. Foi comprovado que exercício físico ajuda a prevenir o câncer de colo e de mama, por isso, procuramos realizar uma programação educativa, preventiva com foco na saúde. Prevenir é um ato de amor!”, disse.

As atividades tiveram continuidade nas Unidades Básicas de Saúde. Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, as equipes da ESF trabalharam na orientação, visando compartilhar informações, promover a conscientização sobre as doenças e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Na terça-feira (25) o enfermeiro Sodson Rocha promoveu uma palestra na UBS Mandacaru frisando que, o diagnostico precoce é essencial para a cura.

A enfermeira Andreza Rodrigues foi a responsável pelas coletas de exame preventivo contra o câncer do colo do útero (Papanicolau). Além disso, mamografias foram marcadas.

Dando continuidade as ações, na quarta-feira (26) foram realizados exames preventivos na UBS Sede com as enfermeiras Keyla Bezerra e Andreza Rodrigues.

“Os exames garantem a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, gerando mais qualidade de vida às mulheres de São Julião”, disse a enfermeira Keyla fazendo um alerta para que as mulheres realizem os exames preventivos.

Encerrando a programação alusiva ao Outubro Rosa, nesta última quinta-feira (27/10) foi a vez da equipe da ESF Fujona trabalhar na orientação da prevenção das doenças.

Os enfermeiros Paulo Henrique e Andreza Rodrigues foram os responsáveis por conduzir as orientações para as mulheres. Durante o encontro, exames de prevenção de foram realizados e mamografias marcadas.

Por fim, a secretária Ceicinha Araújo em entrevista a redação do Cidades na Net, falou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Ela também destacou a importância da conscientização para que as mulheres tomem cuidado com sua própria saúde e agradeceu a toda equipe envolvida e a participação das mulheres que abraçaram a causa.

Secretária de Saúde Conceição de Maria

“Eu tenho notado que a cada ano o público de mulheres participando vai só aumentando, então a gente fica muito feliz, pois as mulheres estão cada vez mais ativas e preocupadas com a sua saúde. Todos os dias é dia de se cuidar, cuidar da nossa saúde, do corpo e da mente, mas especialmente nesse mês de outubro, procuramos provocar nas mulheres essa vontade de se cuidar, seja através da realização dos exames, seja através das atividades físicas. Então quero agradecer a toda minha equipe que abraçou a causa e se esforçou para que essa semana acontecesse e também parabenizar as mulheres pela participação. Vocês deram um show!”, pontuou.

Confira as imagens: