18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

200 anos da Independência do Brasil é celebrado em São Julião com Desfile Cívico

O bicentenário da Independência do Brasil foi celebrado em São Julião, com um grande desfile cívico, que trouxe como tema: “Brasil, Pátria Amada: 200 anos de Independência”. Promovido pela Prefeitura Municipal, que tem à frente o prefeito Dr. Samuel Alencar, através da Secretaria de Educação junto às demais secretarias, nesta última quarta-feira, 07 de setembro.

Após dois anos sem a realização do tradicional Desfile Cívico devido à pandemia, um dos maiores eventos do calendário municipal foi realizado de forma especial, formado por 25 pelotões, com a participação de milhares de pessoas.

O desfile teve início às 16h, com concentração e saída do antigo Posto de Saúde, e seguiu pelas Ruas Leopoldino Rocha, Januário Rodrigues, Franco Pereira, passando pelas praças, Nossa Senhora da Conceição e Jaime Leopoldino no centro da cidade, onde aconteceu o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal e seguiu com apresentações dos pelotões, no calçadão em frente à sede da Prefeitura Municipal, abordando diversas temáticas e envolvendo todas as secretarias da gestão O Povo é o Poder.

O 1º e 2º pelotão abordaram o tema do desfile, com uma faixa escrita Brasil, Pátria Amada!, Seguido da Bandeira do Brasil, remetendo o amor e o orgulho dos brasileiros pela nossa nação, exaltando seu povo, suas lutas e vitórias.

O 3º pelotão trouxe as balizas, que realizaram uma dança rítmica e representavam as quatro cores da nossa Bandeira.

Personagens da Independência do Brasil foram representados no 4º pelotão. Dentre as autoridades, pensadores e pessoas do povo que lutaram pela conquista da independência, foram destacados: Zumbi dos Palmares; Major João José da Cunha Fidié; Maria Felipa de Oliveira; Barbara de Alencar; Marechal Deodoro da Fonseca; Tiradentes; Princesa Leopoldina; D. Pedro I e José Bonifácio.

O 5º pelotão contou a história da Batalha do Jenipapo, com a temática: O Piauí: Precursor da Independência, onde alunos caracterizados representaram o general José da Cunha Fidié, agricultores piauienses, cearenses e maranhenses, resgatando a nossa história.

O Brasil pós-independência e as conquistas da população brasileira foram representados no 6º pelotão, entre as conquistam se destacam: abolição da escravatura; direito a voto; democracia; liberdade religiosa, saúde e educação gratuitos; assistência social; eleições diretas; constituição de 1988; CTL; urbanização; industrialização e agronegócio.

O município de São Julião foi tema do 7º pelotão no contexto da independência. A história foi contada desde a sua origem ao primeiro gestor Constâncio Gomes Sobrinho. O atual prefeito Dr. Samuel também foi representado caracterizando o atual cenário municipal.

Outras questões abordadas foram as principais riquezas naturais do município, que são a cal e o cobre.

A cidade tem como berço a religiosidade, mantendo hoje uma grande diversidade representada pelas igrejas: Católica, Congregação Cristã no Brasil, Assembleia de Deus, Assembleia de Deis Ministério Madureira, Igreja Batista do Caminho e Testemunhas de Jeová.

O 8º pelotão também foi responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, pasta gerida pela professora Valdinara Almeida e pela subsecretária Lidiane Carvalho.

Com a representação dos Programas Educacionais que trazem suporte financeiro e instrucional, destacando-se: PDDE; PNAE; PNATE – Caminho da Escola; PNLD; PPAIC – Pró Alfabetização; Tempo de Aprender; Família X Escola; AEE e Educação Conectada.

A Educação Inclusiva foi representada no 9º pelotão, reforçando a importância de permitir que os estudantes com necessidades especiais, se desenvolvam no convívio de outros alunos, tornando-se parte integrante da sociedade.

O 10º pelotão trouxe projetos escolares 2022, a Educação Infantil e a magia dos contos de fadas representada pelas crianças fantasiadas.

As brincadeiras antigas foram resgatadas no 11º pelotão, trazendo vivência dos alunos e jogos do passado, enfatizando seus benefícios para saúde.

O Uso das Tecnologias; Alimentação Saudável; Projeto de Leitura: Ler é Essencial e Projeto Folclore foram às temáticas abordadas no 12º pelotão, encerrando com a apresentação da dança Carimbó.

Encerrando a rica contribuição da Secretaria de Educação para a realização do evento, o 13º pelotão foi representado por alunos, diretores e professores das 07 escolas que integram o município, que são: Creche Maria Vitória; Creche Irmã Maria Edamala; U. E. Roldão de Alencar Bezerra; U. E. Vitalino Sabino; U. E. Antonio Rodrigues; U. E. Severiano José de Sousa e U. E. Joviano Maximino de Alencar.

Durante a passagem dos grupos, cada escola foi apresentada com o nome da direção, a localização e o nível de ensino que cada uma oferta para o público presente. Além disso, a diretora Shirlene Pereira e o professor Evangelista Brito, duas percas recentes no município foram homenageados.

O 14º pelotão foi da Secretaria Municipal de Saúde, que apresentou os seus mais de 15 serviços, programas e projetos desenvolvidos na rede de saúde, abrangendo toda a comunidade.

PUBLICIDADE

A exemplo disto podemos citar, Educação em Saúde, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Idoso, Previne Brasil, Ações Contra Covid-19, Imunização, Equipes de Saúde da Família, ACS e Vigilância em Saúde.

A Secretaria de Assistência Social, liderada pela educadora física e primeira-dama Thaise Moura Fontes, também apresentou suas ações, conquistas e benefícios ofertados.

O 16º pelotão trouxe os programas ofertados pelo CRAS, como o Criança Feliz; Passe Livre da Pessoa Idosa e Atendimento Psicopedagógico.

O 17º pelotão contou sobre os serviços ofertados, com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças e adolescentes da Sede, Mandacaru e Fujona; e para os idosos sendo evidenciado a atividade de Capoterapia com o professor Denis Costa que é sucesso na gestão.

As equipes de profissionais da secretaria; o Conselho Tutelar e o Selo Unicef junto ao Nuca, foram representados no 18º pelotão.

A rica cultura do município foi pauta do 19º pelotão, pasta administrada pela professora e assistente social Wellyda Ramos. A secretaria foi representada pelo tradicional evento junino Arraiá do Povoado Fujona, por artistas, vaqueiros, escritores e artesã sãojuliãoenses, pela Casa de Cultura Ariano Suassuna e a Biblioteca Municipal Mestre Cabrinha.

A secretaria de Meio Ambiente, gerida pelo advogado Dr. Carlos Ramos, trouxe como tema: A Arte de Reciclar, evidenciando a proposta para o reaproveitamento de materiais reciclados usados para produção de peças no 20º pelotão.

Liberada pela agricultora Ana Célia, a Secretaria de Desenvolvimento Rural no 21º pelotão apresentou produtos cultivados no município, agricultores beneficiados pelo Programa Aração de Terras desenvolvida pela 1ª vez no município, sendo nesta atual gestão. E a agropecuária com criação de ovinos, caprinos, suínos e bovinos.  

O 22º pelotão foi por conta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer gerida pelo Josivan Pereira, que trouxe uma homenagem a seleção brasileira, reforçando o desejo pelo hexa neste ano de Copa do Mundo. Além de representação dos times que compõem os Campeonatos de Futebol de Campo e Futsal, times estes que contam com o apoio financeiro e logístico da Prefeitura Municipal.

Três pelotões, o 23º, 24º e 25º integravam o grupo especial, sendo a Banda Marcial Padre Luís Gonzaga, de Araripina– PE, a Loja Maçônica Cesário Ribeiro Leal e o 3º Batalhão de Engenharia e Construção de Picos – PI, que infelizmente não conseguiu finalizar a apresentação devido a um chamado de urgência.

A Fanfarra de Araripina – PI, trouxe um vasto e rico repertório, que durante todo o desfile conseguiu prender a atenção do público a cada apresentação.

Encerrando os pelotões, aconteceu o desfile da Loja Maçônica Cesário Ribeiro Leal, com o venerável Leonardo Rocha, vice-prefeito de São Julião.

Após a apresentação, houve a execução do Hino Nacional e pronunciamentos.

A secretária de Educação, Valdinara Almeida, representando as demais secretarias fez agradecimentos.

“Quero agradecer toda a Secretaria de Educação, diretores, professores, coordenadores, secretários de escolas, alunos, pais de alunos por tanto trabalho empenhado para que nós desenvolvêssemos nosso desfile de 7 de setembro. Agradecer também a banda, à Maçonaria, as igrejas, ao Exército, agradecer a todas as secretarias pela parceria e ao público, todas as famílias de São Julião que vieram abrilhantar o nosso desfile”, disse.

O vice-prefeito, Dr. Leonardo Rocha, relembrou a importância da data, agradeceu o empenho e dedicação de todos os profissionais e enfatizou sobre a liberdade, onde cada cidadão tem o direito de ser livre.

“É com muita alegria que estamos participando dessa festa, a maior festa democrática da história do Brasil que é o 7 de setembro, não poderia deixar de agradecer ao prefeito pela organização do evento, a todas as secretarias, mas em especial a Valdinara que é secretária de Educação e trabalhou com mais afinco para realização desse grande desfile. O Brasil está de parabéns porque há 200 anos atrás no rio Ipiranga, Dom Pedro I disse a celebre fase, independência ou morte. E são com ações simbólicas como essa que a gente luta pela nossa liberdade”, pontuou.

Por fim, o prefeito Dr. Samuel Alencar, agradeceu a presença de todos, em especial ao povo de São Julião que mais uma vez se fez presente para cultuar uma importante data, destacou que as crianças representam o futuro do país. E finalizou com preceitos importantes, Deus, Pátria, Família e Liberdade.

“No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou o que hoje a gente está cultuando aqui que é a liberdade, e essa ninguém pode tirar da gente. Hoje vocês puderam ver nesse desfile a quantidade de crianças, elas representam o nosso futuro, nossa família e tudo que este país possa ser no futuro e estas crianças através da educação vão cultivar a família que é a célula mais importante da sociedade”, pontuou.

A musica ao vivo em Praça Pública, ficou por conta do cantor Matheus Willy.

Presenças:

Prestigiaram a solenidade cívica, o prefeito Dr. Samuel Alencar; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes; o vice-prefeito, Dr. Leonardo Rocha e a sua noiva Ana Tereza; os secretários Welyda Ramos (Cultura), Valdinara (Educação), Ceicinha Araújo (Saúde), Ana Célia (Desenvolvimento Rural), Verônica (Infraestrutura); Professor Neto (Governo), Carlos Ramon (Meio Ambiente) Josivan Pereira (Esporte e Lazer) e Júnior (Planejamento e Finanças); os vereadores, Acelino da Regina, Gracielda Lopes, Junior e João Neto Leal; o presidente de licitações, Dalton Rocha; a controladora geral, Maria Laurentina; a subsecretária de Educação, Lidiane Carvalho; representando o apoio paramentação das secretarias de Educação e Cultura, Tandley Cavalcante; o ex-prefeito Ota Bezerra e a ex-primeira-dama Francisca; representantes da Polícia Militar em nome do Capitão Gilson; representantes da Fanfarra Alana Ferreira e Maestro Francinaldo; o representante do BEC, Tenente Éllison; coordenadores da Educação; diretoras e coordenadoras pedagógicos, professores, alunos e a comunidade em geral.

PUBLICIDADE

 

Confira as imagens: