Campanha Agosto Dourado em São Julião incentiva o aleitamento materno e qualidade na saúde de bebês; fotos

Com o tema “Fortalecendo a amamentação: educando e apoiando” a Secretaria Municipal de Saúde de São Julião, promoveu dos dia 15 a 19 de agosto, a campanha Agosto Dourado, mês de conscientização ao aleitamento materno.

A programação da Semana Agosto Dourado – Amamentar Vale Ouro -, aconteceu abrangendo as gestantes da sede e zona rural, e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nos dias 15 e 16 de agosto, aconteceram as primeiras atividades da semana, com rodas de conversas com as gestantes nas Unidades de Saúde.

• UBS SEDE

• UBS MANDACARU

• UBS FUJONA

Nesta quinta-feira (18) foi realizado para as gestantes assistidas pelo CRAS uma Roda de Conversa, com a nutricionista Yasmim Júlia, que abordou sobre a importância do aleitamento materno.

Na oportunidade, ainda foi discutido sobre o Agosto Lilás, com o objetivo de levar informações sobre a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, os tipos de violência, redes de apoio e os canais de denuncia.

Durante o encontro, as gestantes ainda receberam mimos e o kit enxoval, com itens para o bebê.

O encerramento da campanha aconteceu nesta sexta-feira (18) em um encontro destinado para todas as gestantes das três Unidades Básicas de Saúde, no Auditório da Educação.

Inicialmente, a secretária de Saúde, Ceicinha Araújo, deu boas-vindas a todos os presentes e falou da importância da participação das mulheres nas atividades durante a gestação, com a realização do pré-natal, bem como no período pós-parto, reforçando o quanto os profissionais podem contribuir para que elas tenham uma gravidez saudável.

“Quero dar as boas-vindas a todas as mães aqui presentes, este é um momento muito importante para que vocês tenham acesso a informações sobre a gestação. Aproveitem para tirarem suas dúvidas e garantir que seus filhos tenham muita saúde”.

A apresentação sobre o tema: ‘Amamentar vale ouro’ ficou por conta do grupo Previne Brasil, equipe multiprofissional composta pela assistente social, Joselma Gomes; a educadora física, Thays Cavalcante; a nutricionista, Yasmin Júlia; a psicóloga, Leidiane Carvalho e a fonoaudióloga, Ana Sália, que falaram da importância de cada uma de suas áreas neste processo de gestação, amamentação e pós-parto.

Por fim, houve sorteio de brindes, entrega de mimos para todas as gestantes, e a distribuição de lanches. Uma gestante ainda foi contemplada com um ensaio fotográfico.

Além das presenças já citadas, participaram da atividade, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes; a assistente social, Jade Alencar; os enfermeiros Sodson Rocha, Keyla Bezerra, Andressa Rodrigues e Paulo Henrique.

Confira as imagens:

Mandacaru, sede e Fujona