19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Educação de São Julião abre o ano letivo com jornada pedagógica; fotos

Com o intuito de preparar os profissionais de educação para o ano letivo de 2023, a Prefeitura de São Julião, na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, concluiu mais uma atividade de preparação para a equipe escolar, realizando a Jornada Pedagógica no município.

A jornada ocorreu entre nos dias 15 e 16, e contou com palestras e momentos de aprendizagem que visaram aumentar o conhecimento dos profissionais que irão trabalhar no novo ano letivo e consequentemente, obter melhores índices e elevar o nível da educação ofertada no município.

A jornada foi aberta nesta quarta-feira, 15, na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde teve a acolhida, e posteriormente as falas de algumas autoridades.

O prefeito Dr. Samuel afirmou que em sua gestão a educação será potencializada e destacou a importância da mesma.

“Na nossa gestão vamos potencializar o ensino avançando cada vez mais porque são nossos filhos, sobrinhos e netos diante dos professores na sala de aula que serão as próximas gerações que irão gerir e comandar o município, então, é de suma importância que seja aplicada a melhor educação. Cada novo gestor tem que fazer mais que seu antecessor, não para competir, mas para evoluir e a evolução depende de uma educação de qualidade e é isso que a gente quer para os nossos filhos”, disse o gestor.

O vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha enalteceu as mulheres, que são maioria na Educação Municipal e relembrou a conquista do pagamento dos precratórios aos professores.

“A Educação de São Julião mais uma vez está de parabéns não só pelos investimentos da administração, mas eu acho que 90% dos profissionais da Educação Municipal são do setor feminino, então graças a vocês mulheres, a nossa educação é melhor e se desenvolve a cada dia mais. A Educação é um setor que não para, quando vocês não estão na sala de aula, estão nos planejamentos e isso é admirável. Para finalizar quero dizer que os 224 municípios do Piauí tem prefeito, vice e toda estrutura administrativa que precisa, mas só São Julião pagou os precatórios dos professores “, destacou.

Já a secretária de Educação, Valdinara, externou sua alegria em promover a jornada pedagógica e revelou que a Educação, através da atual gestão, adquiriu um carro de uso exclusivo da pasta.

PUBLICIDADE

 

“Estou grata por mais um ano poder realizar esta semana de qualificação onde todos nós vamos dar nosso melhor trabalhando em equipe com foco e dedicação que é o segredo do sucesso e de grandes conquistas. Tivemos algumas mudanças nas escolas com reformas e as separamos por modalidades de ensino, então essas mudanças foram necessárias para que a nossa Educação cresça e evolua. Adquirimos agora graças ao prefeito, um carro exclusivo para a Educação. Quero agradecer ao Samuel e ao Leonardo pelo apoio e compromisso com a Educação “, disse a secretária.

Em seguida, houve uma apresentação divertida e inovadora com ventríloquos, realizada por Grasiane Sá. Ele é professor; produtor audiovisual; graduado em Química, Comunicação Social, Desenho Artístico e Publicidade; é ilustrador digital; diretor da Dugrazy e pós-graduado em Marketing Político e Mídias Digitais.

Durante o evento ele trabalhou o ventriloquismo com o tema “Teatro de bonecos: pedagogia, disciplina, arte e aprendizagem”.

Na ocasião, ele falou do principal objetivo de seu trabalho.

“Nós temos o objetivo de com esse trabalho entregar uma mensagem, do que é bom, do que é certo, do que as pessoas precisam ouvir e não é exatamente a minha área, mas eu sou professor e eu tenho uma relação com a educação desde adolescente e utilizei sempre o teatro de bonecos na sala de aula como aluno e como professor é percebi que é uma ferramenta muito eficaz para prender a atenção e consequentemente entregar uma mensagem daquilo que as pessoas estão precisando ouvir, este ano falamos nas escolas sobre drogas”.

Logo após, houve uma palestra com a psicopedagoga Regina Maura, ela conta o que foi abordado. “Hoje a minha palestra foi sobre motivação, a motivação para os professores terem um início de aula bem animado, que eles possam trabalhar com carinho com os alunos e isso é uma necessidade porque os estudantes vêm de um período de aulas remotas e híbridas. Então eu quis mostrar para eles que a motivação não vem só do trabalho, mas também do amor ao conhecimento e criatividade dos alunos. Motivar é buscar com amor e carinho o conhecimento de cada um”.

Dia 16, quinta-feira

Já nesta quinta-feira (16), fechando a Jornada Pedagógica, ocorreu uma palestra com Jéssica Alencar, que é responsável técnica pelos programas e sistemas de educação de São Julião. Na oportunidade estiveram presentes diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino.

PUBLICIDADE

 

Na palestra, foram dados aconselhamentos, apresentados números educacionais, métodos didáticos para melhorias na aprendizagem do alunos. A interação com o público foi garantida havendo a oportunidade dos servidores tirarem suas dúvidas fazendo perguntas.

A palestrante, Jéssica Ohara, fez uma avaliação geral do evento e do que a Jornada Pedagógica teve como objetivo para o ano letivo de 2023.

“O objetivo deste ano de 2023 é inicialmente como o tema diz, foi acolher, olhar para a rede município, fazer esse mapeamento de onde nós precisamos melhorar para a partir daí potencializar os resultados, então o objetivo principal da palestra de hoje foi mostrar aos professores esse mapa da educação de São Julião, trazer para eles esse entendimento da corresponsabilidade, onde eles também são responsáveis por esses resultados e qual o papel de cada um porque daqui para frente vamos unir forças com cada um fazendo sua parte para crescer os indicadores de IDEB e os resultados de aprendizagem dos alunos prezando pela qualidade da educação”, explicou.

A coordenadora Maria das Graças Silva Lima foi uma dentre os vários profissionais que participaram da jornada, ela a avaliou como positiva.

“Achei maravilhosa, vamos inovar, é um desafio muito grande para os professores porque agora tem uma nova abordagem para nossos alunos e nós não podemos continuar ensinando como antes, temos que não somente alfabetizá-los, mas letrá-los porque a nossa sociedade está exigindo que os alunos tenham esse conhecimento para agirem de forma competente e o que aconteceu hoje é um pontapé inicial”.

O ano letivo da rede municipal de ensino de São Julião está previsto para iniciar no dia 27 de fevereiro, ao todo são 900 alunos matriculados e distribuídos entre as escolas Joviano Maximino de Alencar, Severiano José de Sousa Lima, Antônio Rodrigues, Creche Maria Vitória da Conceição, Roldão de Alencar Bezerra, Creche Irmã Maria Edamala e Vitalino Sabino.

Além das autoridades mencionadas, participaram da jornada os secretários Thaise Fontes (Assistência Social) e Carlos Ramon (Meio Ambiente).

Fotos:

PUBLICIDADE