18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Educação de São Julião intensifica as atividades do projeto Busca Ativa Escolar

A Prefeitura de São Julião, na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, vem desenvolvendo através da Secretaria de Educação em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, o projeto de Busca Ativa Escolar.

As primeiras atividades de 2021 relativas ao Busca Ativa Escolar no município, tiveram inicio em fevereiro, e visando continuar a mobilização e resgate dos alunos que estão fora da escola, no período de 26 a 30 de julho, a assistente social da Educação, Josyelle Maria, juntamente com as Agentes de Saúde e a articuladora das ações do Selo Unicef, Louridânya da Silva, realizaram visitas domiciliares afim de compreender e poder solucionar a não participação dos alunos nas aulas.

Seguindo o cronograma, nesta última segunda-feira (02/08) e na terça-feira (03/08), houve uma reunião pedagógica entre coordenadores e docentes com o intuito de buscar estratégias voltadas ao apoio e incentivo dos alunos sem acesso e com baixa frequência escolar.

Na ocasião, a secretária de Educação, Valdinara Almeida, explicou a importância das ações, das visitas domiciliares no desenvolvimento do programa e enfatizou que o Busca Ativa visa combater o abandono e a evasão escolar, bem como chamar a atenção dos pais e responsáveis para participar da vida escolar dos seus filhos, reforçando o elo entre escola e família.

“O principal objetivo desse projeto é combater o abandono e a evasão escolar, e as visitas buscam despertar sensibilização para a importância do acompanhamento familiar na vida escolar do aluno, principalmente no momento delicado de enfrentamento a pandemia. A gestão segue empenhada e realizando atividades que garantam um ensino de qualidade para todos. Temos como parceiros a Secretaria de Assistência Social e Saúde, a quem agradeço a colaboração”, disse a secretária de educação, Valdinara Almeida.

Em sua fala, o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, ressaltou a importância desse projeto nesse momento difícil que estamos enfrentando devido a pandemia, que atinge diretamente a educação, reforçando que a mesma é uma das prioridades na sua gestão e que junto ao prefeito Dr. Samuel não medem esforços para contribuir com a pasta, dessa forma, garantindo um ensino adequado para os estudantes sãojuliãoenses.

“Nesse momento de pandemia, onde a educação se torna cada vez mais difícil, mas com muita luta, muito trabalho e sacrifício, não podemos deixar esse fator primordial na daministração ficar em segundo plano, nosso trabalho é esse, desenvolver, incentivar e fazer com que a educação cresça ainda mais na administração o povo é o poder”, ressalta o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha.

Josyelle Maria Francelino, assistente social da Educação explica que as escolas municipais fazem um relatório dos alunos que não estão comparecendo as aulas ou que não foram matriculados para que ela possa estar entrando em contato com as famílias.

“As escolas me mandam as fichas do Busca Ativa com os nomes dos alunos de poucas participação e daqueles que não participam de jeito nenhum, a gente entra em contato com a família, se não houver êxito, nós vamos fazer a visita domiciliar”, explica

Em entrevista, a secretária de Saúde, Ceicinha Araújo, relatou que fica muito feliz em poder acompanhar e contribuir junto com a sua equipe deste trabalho tão importante, o Busca Ativa Escolar.

Secretária de Saúde e a Articuladora do Selo UNICEF

“Eu como articuladora da edição passada, fico muito feliz em poder acompanhar agora de outra forma, de outro nível, como secretária de saúde todo esse trabalho do Busca Ativa que é uma plataforma maravilhosa e não só para a busca do selo, mas sim para o desenvolvimento pleno de uma educação de qualidade do município e essa busca acontece durante todo o período, até mesmo quando se encerra o próprio selo, a plataforma continua ativa e sendo alimentada”, relata a secretária de Saúde, Ceicinha Araújo.

Dando continuidade as ações, na última quarta-feira (04/08), foi realizado um encontro com os pais com o intuito de estimular a continuidade do acompanhamento dos estudos domiciliares. As reuniões promovida pelas Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde e seguem até a sexta-feira (06/08).

Desde o início da preparação para o ano letivo de 2021, as ações em prol desse combate de evasão escolar já vinham sendo realizadas.

Profissionais da Saúde e Educação

A Secretaria de Educação montou equipes para fazer visitas nas residências dos alunos que não comparecem as aulas e não estão matriculados em uma rede de ensino, além disso, diversificou as formas de acesso as aulas, vem desenvolvendo projetos interdisciplinares, dispõe de atendimento psicológico e acompanhamento da equipe de Assistência Social para auxiliar durante o processo de ensino e aprendizagem.

Em decorrência da pandemia, as ações seguem todos os protocolos de segurança que são: distanciamento social, aplicação de álcool gel e uso de máscaras.

Fotos: Visitas Domiciliares e Reuniões do Projeto