Educação de São Julião realiza 1ª Mostra com foco no Meio Ambiente e Sustentabilidade. Confira!

A Prefeitura de São Julião, na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, através da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta segunda-feira (21/06), a I Mostra com o tema “Meio Ambiente” do Projeto Interdisciplinar sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, intitulado “Conscientização: Preservar é se Cuidar – Reciclar é Recriar”.

O projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes, pais e a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A I Mostra exibiu trabalhos produzidos pelos professores e alunos das 07 escolas municipais que compõem a Secretaria de Ensino, em todas as modalidades e etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais, e EJA, usando materiais de sucata e recicláveis.

A Subsecretária de Educação, Lídia Carvalho, fala sobre a finalidade do projeto: “O projeto teve como principal objetivo oportunizar a comunidade escolar (gestores, professores, alunos, pais/mãe/responsáveis…) o estímulo à preservação ambiental e adoção de medidas sustentáveis no cotidiano, pois entendemos que uma das principais ferramentas transformadoras da sociedade é a educação e a execução deste projeto contribui para uma melhor percepção que somos parte do meio ambiente e que, cabe a todos nós, protegê-lo”, explica.

Os materiais do projeto foram produzidos durante as aulas não presenciais com atividades de recortes e colagem, trabalho com material reciclado, montagem de painéis e gráficos com informações e alertas sobre a importância da preservação ambiental e hábitos sustentáveis usando para isso as tarefas postadas e estudadas no Google Sala de Aula, pelas interações professor/aluno via WhatsApp, através de atividades impressas, dentre outras. Os trabalhos produzidos em casa foram entregues nas escolas para serem exibidos na I Mostra sobre Meio Ambiente.

A Secretária de Educação, Valdinara Almeida, agradece a todos os professores e demais profissionais da pasta, alunos e familiares que contribuíram para a realização deste projeto. “Com muito empenho, dedicação, criatividade, trabalho em equipe e planejamento conseguimos realizar um projeto interdisciplinar completo, participativo, diversificado, através de pequenas ações com atividades didático/pedagógicas relacionadas a questão do lixo e da preservação do meio ambiente”.

A Mostra trouxe trabalhos que ressaltam a importância de reutilizar, reduzir o consumo e de reciclar, utilizando materiais que comumente são descartados no lixo para incentivar a produção de jogos, brinquedos, vídeos educativos, produções, maquetes, com o intuito de construir ações de motivação para o reuso, reciclagem e o replantio que são grandes aliados na luta por um meio ambiente mais saudável. “O projeto foi um sucesso principalmente pelo empenho e dedicação dos professores, alunos e familiares que abraçaram e se dedicaram a nossa ideia, e juntos promovemos uma grande ação em prol do meio ambiente, então gostaria de parabenizar o envolvimento de toda a equipe escolar para a execução desse trabalho e agradeço também a Secretaria de Infraestrutura pelo apoio”, disse a gestora da Educação Municipal.

A I Mostra aconteceu de forma restrita, a fim de evitar aglomeração, e contou apenas com a presença de representantes da Gestão Municipal, servidores da pasta, diretores e coordenadores das escolas. Porém ficará aberta ao público nos dias 22 e 23/06 através de pré-agendamento, sendo a visitação restrita a 10 pessoas por vez e 20 minutos máximo de permanência no local.

Confira as imagens: