19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Educação distribui kits personalizados e atividades escolares impressas

A Prefeitura de São Julião, na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, através da Secretaria de Educação, realizou nos dias 26 e 27 de abril, a distribuição de “Kits Escolares”, para todos os alunos matriculados na Rede Municipal.

A ação tem como objetivo possibilitar melhores práticas no ensino não presencial realizado em casa. Os kits escolares são personalizados, contendo materiais de uso frequente dos estudantes, escolhidos de acordo com a idade e modalidade de ensino na qual o aluno está matriculado.

Os alunos das sete escolas da Rede Municipal, que são as Unidades Escolares: Roldão de Alencar Bezerra; Vitalino Sabino; Creche Irma Maria Edamala; Creche Maria Vitória da Conceição; Severiano José de Sousa Lima; Antônio Rodrigues e Joviano Maximino de Alencar, foram contemplados.

Para os alunos da Educação Infantil, os kits compostos por caderno de brochura pequeno; caderno de desenho; lápis de cor; giz de cera; massinha de modelar; lápis; borracha; apontador; cola; tesouras sem ponta e caderno de caligrafia foram entregues na segunda-feira, 26 de abril.

Os kits possibilitam maior desenvoltura na realização das tarefas enviadas pelos professores, podendo-se utilizar esses materiais como um forte instrumento de aprendizagem, conforme a própria LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) assegura que as escolas “devem promover em suas práticas de educação e cuidados a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos linguísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser total, completo e indivisível”.

Portanto, é de suma importância assegurar que a criança na Educação Infantil possa manusear materiais diversos, interagir e criar usando a imaginação para que possa estimular o raciocínio lógico, motor da criança e sua aprendizagem como um todo.

Os alunos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) também receberam os kits escolares, na terça-feira, dia 27 de abril, contendo: caderno de 10 matérias capa dura; caneta; tabuada; lápis; borracha ponteira e apontador.

“Esses materiais contribuirão para que os estudantes possam fazer anotações das aulas, responder tarefas para envio on-line pela plataforma Google Sala de Aula e ter o material sempre “a mão” para revisar e melhorar seu desempenho escolar. Além de favorecer o desenvolvimento de diversas atividades manuais com orientação do professor”, frisou a secretária Valdinara.

O prefeito, Dr. Samuel Alencar, reafirmou que a Educação é uma das prioridades da sua gestão e que não medirá esforços para continuar contribuindo com o aprendizado dos estudantes, e destacou: “Juntos com a Secretaria de Educação seguimos comprometidos em ofertar um ensino de qualidade, oportunizando aos discentes diversificados materiais que facilitem e contribuam para um processo de ensino aprendizagem mais prazeroso e significativo”.

Dr. Samuel Alencar

Paralelo a entrega dos kits, foram distribuídos as atividades escolares impressas pela Secretaria de Educação para todos os alunos da educação infantil e ensino fundamental, respectivamente, que estão com dificuldades ou impossibilitados ao acesso às aulas on-line ofertadas no município pela plataforma Google Sala de Aula e pelo aplicativo WhatsApp.

O vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha participou das entregas representando o Poder Executivo Municipal, parabenizando todas as equipes que estão atuando na Educação pela dedicação, contribuições e comprometimento.

A Secretária de Educação, Valdinara Almeida, que acompanhou e participou ativamente da confecção e entrega dos kits, enfatiza que a gestão está trabalhando para oferecer aos estudantes as melhores condições de ensino e pediu a colaboração da família no acompanhamento das aulas e realizações de tarefas.

“Estamos trabalhando para que mesmo no ensino não presencial o aluno possa ser estimulado e tenha condições de aprender com êxito, para tanto, precisamos do apoio das famílias no acompanhamento das aulas e tarefas, como também procurando a Secretaria Municipal de Educação quando tiverem dificuldades para acessar as aulas e para dar sugestões, pois estamos abertos para acolher, ouvir e buscar resolver as dificuldades enfrentadas por todos nesse momento delicado que vivenciamos”, explica.

Todas as ações realizadas visa combater a evasão e o abandono escolar, oferecendo opções variadas de acesso às aulas, fazendo o acompanhamento dos estudantes que pegam as tarefas e fazem as devolutivas, assim possibilita a equipe gestora a realizar as intervenções pertinentes, quando necessário.

Confira as imagens:

Registros da entregas de atividades impressas que acontecem quinzenalmente em São Julião.