19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Em São Julião, carreata alerta sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Em alusão a Campanha do “Faça Bonito” contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de São Julião – PI realizou na manhã desta terça-feira, 18, dia D da campanha, uma grande carreata em mobilização pelas ruas do município.

A ação foi promovida em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Cultura e Saúde, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente (CMDCA) e Comissão Intersetorial do Selo Unicef, com o objetivo de mobilizar e conscientizar toda sociedade sãojuliaõense para o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, e principalmente, chamar atenção para que este mal muitas vezes existe dentro da própria casa.

A concentração aconteceu na Praça Dois Corações, próximo à Secretaria de Assistência Social, onde saíram em carreata/ motocada pelas principais ruas da cidade, quando autoridades, profissionais e alguns populares munidos de faixas e cartazes, alertaram a população para o combate a violência sexual.

O evento finalizou no calçadão em frente à Prefeitura, onde na ocasião, diversas autoridades se pronunciaram e frisaram a necessidade de mobilizar a população para combater e denunciar os casos de violência sexual.

Montado em um cavalo, o prefeito Dr. Samuel puxou a carreata durante todo o percurso e no término falou sobre importância de defender os direitos do público infanto-juvenil.

“A nossa gestão apoia e defende os direitos das crianças e dos adolescentes. Queremos nossas crianças livres de qualquer perigo. Aqui não aceitamos nenhum tipo de violência contra crianças e adolescentes. Aproveito para parabenizar esta minha equipe que faz nossa voz e desejo de uma boa gestão ecoar pelos quatro cantos da cidade”, destacou o gestor.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes, comentou sobre a ação. “Realizamos este evento para dizer não a violência sexual e a toda e qualquer situação que venha a ferir os direitos de nossas crianças e adolescentes. E esse ano nosso foco é chamar atenção para o combate aos casos omissos que na sua maioria acontecem na família, frisando principalmente, a importância de denunciar através do disque 100, Conselho Tutelar e demais orgãos. Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes”, disse a secretária agradecendo a toda sua equipe pelo bom trabalho desempenhado.

A conselheira tutelar Fabiana Oliveira disse que o Conselho Tutelar está a disposição de toda sociedade. “Venha conosco, cada um fazendo sua parte somos mais fortes em fazer valer o direito dessa campanha social tão importante para todos nós. Nossas crianças e nossos adolescentes precisam ser protegidos”, pontuou.

O vice – prefeito Dr. Leonardo lembrou que o 18 de maio é dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas.

“Não é uma data escolhida aleatoriamente. Ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli, de apenas oito anos, foi raptada, drogada, espancada, estuprada e morta por jovens de uma tradicional família capixaba de classe média alta, em Vitória, no Espirito Santo. O crime apesar de toda a repercussão, ficou impune. E enquanto gestão pública precisamos combater qualquer tipo de violência”, disse.

A carreata é das várias ações que estão sendo realizadas através de entrevistas na rádio municipal, divulgação de vídeos nas redes sociais, entrega de folders, realização de blitz educativa bem como com a participação de alguns profissionais durante a sessão na Câmara de Vereadores que irão discutir sobre o tema, tudo isto para combater e garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Além das presenças já citadas participaram também do evento, as secretárias Valdinara Almeida (Educação), Ana Célia (Desenvolvimento Rural), Wellyda Ramos (Cultura) e Ceicinha Araújo (Saúde), a subsecretária Flaviana Alzira, Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – Elayne Costa; as assistentes sociais, Jade Alencar e Lillian Rocha, a coordenadora do SCFV Clarisse, as orientadoras sociais, Ana Paula, Maria José, Joycenes, a Supervisora do Criança Feliz, Marta Rocha e as visitadoras Igermana e Ceica e a entrevistadora Luzineide; o soldado Saraiva do GPM local e membros do Conselho Tutelar.

_Veja mais fotos da carreata: