Em São Julião, Saúde e Educação realizam ações do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de São Julião na administração do prefeito Dr. Samuel, através das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, visando fortalecer o Programa Saúde da Escola (PSE) realizaram nos dias 27 e 28 de abril e 02 de maio, ações com os alunos da rede municipal.

A ação consistiu na realização do ‘Projeto Higiene Bucal’, que leva orientações aos alunos sobre como cuidar bem dos dentes, contribuído decisivamente para a melhoria nos índices que monitoram a saúde bucal através de atividades desenvolvidas por profissionais da área.

Durante a ação, foram atendidas cerca de quinhentas crianças entre dois e onze anos de idade, em sete escolas municipais, que são as Unidades Escolares: Vitalino Sabino; Antônio Rodrigues; Creche Maria Vitória; Roldão de Alencar Bezerra; Creche Irmã Maria Edamala e Severiano José de Sousa Lima e Joviano Maximino de Alencar.

Os serviços foram realizados pelos dentistas, Dr. Antônio Neto Bezerra, que atendeu as escolas da sede. A Drª. Myrian Brenda atuou nas escolas do povoado Mandacaru e o Dr. Ulisses Bezerra que atendeu os alunos do povoado Fujona.

• Dr. Antônio Neto Bezerra

• Drª. Myrian Brenda

• Dr. Ulisses Bezerra

Nesse trabalho, as equipes realizam uma avaliação das condições de saúde e identificando a necessidade de tratamento dentário. O programa também exercita a prática da escovação para que as crianças aprendam desde cedo à forma correta de cuidar dos dentes.

Além das orientações e aplicação de flúor, os alunos receberam um kit de higiene bucal com escola de dente e creme dental, com o intuito de prevenir a proliferação de cáries.

O objetivo do programa (PSE) é garantir participação mesmo, dos alunos nos programas e projetos que envolvem saúde e educação para o enfrentamento de vulnerabilidades que podem complementar o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A secretária de Saúde, Ceicinha Araújo, enfatizou a importância da ação.

Secretária de Saúde Conceição de Maria

“O saúde na escola é uma ação com atendimento odontólogo é de suma importância principalmente para os alunos das séries iniciais, pois sabemos que são um público que dificilmente vão ao dentista. Dessa forma, o acompanhamento na escola além de identificar possíveis problemas, é uma forma de manter o contato da criança com o dentista em dias, afinal, a saúde começa pela boca. Vale Lembrar que as ações devem continuar por todo o ano, com a ida de outros profissionais como nutricionista, por exemplo”, alerta Ceicinha Araújo.

Para a secretária de Educação, Valdinara Almeida, o programa soma com fator disciplina, uma vez que está adentrando às escolas, contribuindo com métodos de aprendizagem, incentivando hábitos saudáveis.

Secretária de Educação de São Julião, Valdinara Rodrigues

A gestora ainda parabeniza os profissionais da Saúde pelo trabalho realizado. “O programa Saúde na Escola é uma iniciativa que nos possibilita fazer ações integradas entre Saúde e Educação, dessa forma conseguimos fomentar boas práticas de higiene e manter uma saúde de qualidade para nossos alunos. Agradeço a gestão municipal, a secretária de Saúde, Ceicinha Araújo, aos dentistas e a toda equipe que contribuiu para esta ação. As nossas crianças adoraram!”.

_Conheça o Programa

O Programa Saúde na Escola é voltado para políticas intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação alcançam crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral.

Confira as imagens: