15 de Outubro de 2021

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Planejamento Pedagógico marca abertura do semestre letivo em São Julião

Nos dias 02 e 03 de agosto, segunda e terça-feira, foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o Planejamento Pedagógico para o 2º semestre letivo. O evento apoiado pela Prefeitura, na gestão do prefeito Dr. Samuel Alencar, marca o retorno das aulas da Rede Municipal de Educação que terão início a partir desta quarta-feira (04) de forma remota.

O planejamento pedagógico foi dividido por modalidades. No dia 02, pela manhã, com a coordenadora-geral Shirleide Ocília, junto as equipes gestoras das escolas e professores do Ensino Fundamental Anos Finais. Durante a tarde, pela coordenadora-geral Evanete Carvalho, juntamente com a equipe gestora das escolas e professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Planejamento com equipe docente do Ens. Fund. Anos Finais

Neste encontro foi tratado sobre a continuidade das ações da Busca Ativa Escolar, a importância do acompanhamento e mobilizações para que famílias e alunos continuem participando das aulas e da relevância da motivação aos estudantes com baixa frequência, uma vez que a educação é um direito de todos e uma ferramenta primordial no combate às desigualdades sociais.

Planejamento com equipe docente do Ens. Fund. Anos Iniciais

De acordo com a secretária de Educação, Valdinara Rodrigues, o planejamento também enfatizou o estudo da BNCC levando em consideração competências e habilidades já desenvolvidas, para que estas possam ser ampliadas, e assim os estudantes consigam avançar na aprendizagem e atividades proativas fundamentadas em dinâmicas de construção do próprio saber.

O planejamento do ensino fundamental contou com a participação da professora Jéssika O’hara Alencar que ministrou sobre a temática LDB e BNCC no cotidiano da escola. Abordou também sobre as demandas atuais que requer que docentes estejam sempre conectados aos estudos e documentos normativos para que possam desenvolver um trabalho pautado no crescimento social e pessoal de todos.

Jéssika e a secretária Valdinara

“Na sociedade atual, as competências são essenciais para que o indivíduo tenha sucesso em sua vida social e na carreira e o papel da escola é de propulsora de uma sociedade mais consciente” ressaltou Jéssika.

Nesta terça-feira (03) pela manhã, aconteceu o planejamento pedagógico da Educação Infantil com a coordenadora-geral Francilmara Cavalcante, juntamente com equipe gestoras das escolas e professores. Na ocasião foi enfatizado o cronograma de atividades a serem desenvolvidas no 3º bimestre letivo e o fato da educação infantil ter sido comtemplada com o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) onde serão escolhidos livros para alunos de creche e pré-escolar. Ainda pela manhã foi realizado o planejamento da modalidade EJA – Educação para Jovens e Adultos, com a coordenadora Nauda Sousa.

Neste foi definido o trabalho coletivo e interdisciplinar do projeto Folclore: valorização da cultura brasileira, que abrangerá todas as modalidades de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e EJA) que será desenvolvido durante todo o mês de agosto.

A subsecretária, Lidiane Carvalho, diz que “o trabalho interdisciplinar dá mais liberdade ao professor e promove uma maior interação e protagonismo entre os estudantes, sem falar nas experiencias adquiridas que possibilitam diferentes olhares de um mesmo fato”.

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Na tarde desta terça, aconteceu o encontro pedagógico com a coordenadora do Saeb/Saepi, Josemaura Carvalho, que abordou sobre a aplicação das avaliações externas. O encontro dividiu-se em dois momentos: O primeiro foi uma formação para aplicadores dos simulados para as turmas de 2º, 5º e 9º anos de forma presencial, onde consideram as habilidades de leitura, escrita e noções de matemática. O 1º simulado foi montado pela coordenadora josemaura e o 2º será enviado pela Secretaria de Estado da Educação e chama-se Saepi. 

O objetivo dos simulados é fazer um diagnóstico dos avanços e dificuldades de aprendizagem e promover melhoria do desempenho dos alunos, uma vez que ajuda a gerenciar melhor o tempo e a traçar uma estratégia que auxilia no processo de aquisição do conhecimento. O simulado, principalmente, promove a possibilidade de estudo mais direcionado de acordo com as necessidades individuais do aluno e da turma.

Para isso o 2º momento do encontro contou com a presença dos professores de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes dos 2º, 5º e 9º anos que participarão dos simulados ressaltando a importância da correção item a item dos simulados para compreensão e melhoria na aprendizagem do aluno.

Os simulados serão aplicados durante todo o 2º semestre letivo de 2021 como um preparo para os estudantes realizarem a avaliação externa Saeb.

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Imagens

Planejamento do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Planejamento do Ensino Fundamental Anos Finais

Planejamento do Ensino Infantil

Planejamento avaliações externas SAEB- SAEPI e avaliação fluência