18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeitura de São Julião incentiva agricultura familiar e desenvolve programa de aração de terras

Mais uma vez incentivando a agricultura familiar e ajudando ao homem do campo, a Prefeitura Municipal de São Julião, na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, está beneficiando os agricultores do município com o Programa de Aração de Terras.

O programa criado na gestão do Dr. Samuel e executado pelo segundo ano no seu mandato, é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, gerida pela secretária Ana Célia. A ação iniciou no final de dezembro do ano passado e vai arar em torno de 3.000 mil tarefas de terras. No total, cerca de 250 agricultores serão beneficiados com o projeto.

O prefeito Dr. Samuel conta que pretende continuar com o projeto de aração de terras e sempre ampliar as ações em prol da agricultura no município.

“Estamos aqui dando prosseguimento a uma ação que nós iniciamos ano passado, que é a aração das terras dos agricultores aqui do município de São Julião, utilizando dos tratores da Prefeitura. Ano passado fizemos mais de 2 mil tarefas, esse ano a gente espera avançar e aumentar mais um pouco. O nosso pensamento é de manter essa ação durante nossa gestão e ampliar cada vez mais porque é de suma importância aliar a agricultura e pecuária”, disse o gestor.

A secretária de Desenvolvimento Rural, Ana Célia, afirma que este ano vai ter superação em relação ao número de terras aradas.

“A gente está na fase de conclusão do programa aração de terras, pelo segundo ano consecutivo. A gente tinha catalogado em torno de 2.500 tarefas de terra, mas esse ano vamos superar e vai ficar mais de 3.000 tarefas aradas”, destacou a secretária.

Zé Suzano, agricultor da localidade Maurício II, diz que é prazeroso em ver os tratores arando a sua roça.

“Antes era difícil e caro esse serviço. A vida do agricultor não é fácil e hoje é um prazer ver esses tratores na minha roça. Um apoio desse aqui é bom demais”, afirmou.

O agricultor da localidade Lagoa Comprida, Luiz João de Sousa, mais conhecido como “Luiz Pila”, conta o quanto ia gasta do próprio bolso para arar as terras e agradece a gestão pelo apoio.

“Essa plantação está desse tamanho, agradeço a Deus em primeiro lugar, agradeço ao prefeito, agradeço ao vice e agradeço à Ana que foi quem trouxe esse trator. Eu ia gastar 2.000 conto sem ter e ele arou de graça. Para quê melhor? não tem coisa melhor do que isso não”, expressou.

O filho de seu Luiz, João Luiz, mostra a alegria que tem em ver o prefeito ajudando os agricultores.

“É isso que o povo do município de São Julião precisava, um prefeito que cuidasse da agricultura familiar. Fomos contemplados com cinco hectares de terra arados e graças a Deus estamos produzindo bem”, disse.

Programa de aração de terras

O programa aração de terras é um grande incentivo aos pequenos produtores rurais, pois ajuda o homem do campo no processo de cultivo da terra, gera empregos e renda para o município, sendo também um gasto a menos que pode ser empregado em outra área da lavoura dos agricultores.

O projeto percorre por todas as localidades do município com uma frota de três tratores mobilizados na empreitada da aração.

Fotos: