19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Shows e apresentações culturais celebram retorno do XXIV Arraiá do Povoado Fujona

Um espetáculo de cores, com bandeirolas, balões, fogueiras, luzes e todo o encanto das noites juninas tomaram conta do Calçadão Cultural, no XXIV Arraiá de São Pedro no Povoado Fujona, em São Julião – distante cerca de 3 km da sede da cidade do cal, do cobre e dos sonhos.

Após dois anos sem o tradicional Arraiá devido à pandemia de COVID-19, a organização através da Prefeitura Municipal, na gestão “O Povo é o Poder”, por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Educação, Esporte e Assistência Social, e demais secretarias, ornamentaram, levaram alegria, diversas apresentações culturais e shows artísticos que encantaram o público na noite desta última terça-feira, 28 de junho.

Neste ano, o Arraiá traz como tema: “Fé e devoção em Festa de São Pedro”, considerada uma das mais importantes festas culturais do município. O evento acontece paralelo à programação religiosa, quando o povoado celebra os festejos do seu padroeiro, um símbolo das festividades juninas.

A tradição que percorre gerações teve início com a formação da mesa de honra, seguido da execução do Hino Nacional.

Em seu pronunciamento, o prefeito Dr. Samuel Alencar, falou da alegria em poder promover esta belíssima festa em sua gestão pela primeira vez, parabenizou todas as pessoas envolvidas na organização, em especial a secretária de Cultura, Welyda Ramos, e anunciou novas obras de mobilidade urbana para o município.

“Dentro da nossa administração, este é o primeiro ano que realizamos o festejo de São Pedro aqui na Fujona, não por conveniência, mas por causa do que aconteceu de 2020 para cá, devido à pandemia. E hoje temos motivo para comemorar e nos divertir. Quero agradecer a presença do deputado Severo, um grande parceiro do município. Agradeço a todas as pessoas e secretarias envolvidas, em especial a Welyda por toda dedicação. A nossa gestão está trabalhando, temos obra sendo realizadas no município, e isso muito nos orgulha. A nossa festa está linda, e estamos apenas começando a noite. Vamos juntos nos divertir. Sejam todos bem-vindos e Viva São Pedro!”, pontuou o gestor.

O vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, saudou a todos os presentes e falou da satisfação em poder retomar o festejo de São Pedro na Fujona, uma tradição importante na história do município.

“Esse é um momento muito importante para nós, foram dois anos sem a nossa festa e hoje estamos aqui, retornando às festividades na nossa querida Fujona. Quero agradecer a presença do nosso deputado e pré-candidato, Severo, que mais uma vez vem nos prestigiar, como também agradecer a todos que vieram participar com a gente. Parabéns a todos os profissionais envolvidos e a nossa secretária de Cultura, Welyda, pelo belíssimo trabalho. Parabenizar também toda equipe da Educação, aos alunos, diretores, coordenadores, professores, motoristas, e também as idosas do Grupo Girassol, que deram um show, como também a Junina Chamego Bom que veio abrilhantar a noite. O nosso Arraiá foi feito com muito carinho para todos. Aproveitem a festa!”, falou.

O deputado estadual, Severo Neto, que prestigiou a festividade por mais um ano, falou da satisfação em voltar novamente a Fujona, onde esteve recentemente, e da alegria em ver a festa maior a cada ano, parabenizando a gestão pelo trabalho e reforçando os laços com a população.

PUBLICIDADE

“É um prazer esta novamente participando na Fujona do Festejo de São Pedro. Após dois anos de pandemia, retornar a esse Arraiá é gratificante. Foram apresentações lindas e uma quadrilha muito prestigiada, com participação da população, com quadrilhas de jovens, crianças, adultos e idosos. Quero deixar os parabéns para o prefeito Dr. Samuel, o vice Leonardo e toda equipe pela organização desse evento, desse apoio maciço a cultura e também pela gestão que vem fazendo frente a São Julião. Para gente enquanto parlamentar é um orgulho, um prazer ser parceiro do município e está contribuindo sempre com as festas culturais, obras e desenvolvimento do município”, disse Severo.

A anfitriã da noite, a secretária de Cultura, Welyda Ramos, agradeceu a todos que contribuíram com a realização do evento, bem como a participação dos alunos e da Junina Chamego Bom de Jaicós.

“Primeiramente agradeço a Deus por tudo ter dado certo! Agradeço ao apoio do nosso prefeito Dr. Samuel, da primeira-dama Thaise por sempre ser presente e atenciosa com todos. Agradeço a minha equipe da secretaria de Cultura, a equipe da Educação, Assistência Social, da Prefeitura, limpeza em geral, Saúde, Meio Ambiente e Comunicação, enfim, a todos que nos ajudaram na organização e realização do nosso XXIV Arraiá de São Pedro. Agradeço imensamente pela presença de todos, espero que gostem muito das apresentações desta festa cultural. Quero que todos se divirtam, a festa é de vocês e para vocês”, disse a secretária.

O vereador João Neto, representando a Câmara Municipal, saudou a todos que compõem a mesa de honra em nome do deputado Severo Neto, parabenizou a Gestão Municipal pela festa, e destacou: “É uma alegria muito grande após dois anos sem ter esta festa, estarmos aqui de volta. Quero parabenizar toda a equipe da organização que deixou tudo lindo”.

_APRESENTAÇÕES CULTURAIS

O calçadão foi palco de diversas apresentações culturais que emocionaram o público e trouxeram lindas coreografias.

O momento das apresentações culturais teve inicio com o ‘Arraiá da Felicidade’, grupo criado por alunos da U. E. Vitalino Sabino, do Povoado Fujona, sob coordenação da diretora Eliana Nascimento e coreografada pela coreógrafa da Cultura, Lucivânia.

Em continuidade, as idosas da capoterapia do Grupo Girassol, sob comando do professor Denis Costa e equipe CRAS, deram um show de simpatia, saúde e qualidade de vida.

A capoterapia é um serviço que integra as atividades da Secretaria Municipal Assistência Social, pasta administrada pela primeira-dama Thaise Moura Fonte, mais precisamente pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A atividade é ofertada mensalmente no município para as idosas.

A terceira atração da noite foi o grupo ‘Fulô de Mandacaru’, formado pela primeira vez esse ano com alunos das U. E. Joviano Maximino de Alencar e Severiano José de Sousa Lima, sob responsabilidade das diretoras Irene Onézia e Maria de Lourdes, e coreografados pelos coreógrafos da Secretaria Municipal de Cultura, Tandley Cavalcante e Luzivania Pessoa, onde desenvolveram uma mistura de junina tradicional e estilizada.

Para encerrar as apresentações com chave de ouro, a ‘Junina Chamego Bom’ do município de Jaicós, ganhadora de várias competições juninas na região, atendeu o convite da Gestão Municipal e veio abrilhantar a festa.

Após dois anos de restrições devido à pandemia, em 2022 a Junina Chamego Bom está de volta e leva ao público um verdadeiro espetáculo de beleza, sincronia, autenticidade e uma bela história, com o tema: “EU VOU EM LOUVAÇÃO POR ESSE DIA DE GRAÇA”.

Ao final de cada apresentação, as autoridades presentes entregaram uma placa simbólica em reconhecimento aos grupos e às pessoas que estiveram à frente da organização das coreografias, como forma de gratidão.

_SHOWS

Para encerrar o 24º Arraiá de São Pedro do Povoado Fujona, subiram ao palco até amanhcer o dia as bandas: Forrozão Classe A; Damásio e Banda; Karlla Thalyta e Glauton Macêdo.

PUBLICIDADE

_PRESENÇAS

Além do prefeito Dr. Samuel Alencar e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes, prestigiaram o evento, o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha acompanhado da sua namorada, Ana Teresa, o deputado Severo Eulálio; a secretária de cultura e anfitriã da noite, Welyda Ramos; a secretária de Educação, Valdinara Almeida; secretária de Saúde, Conceição Araújo; o secretário de Planejamento Gestão e Finanças, Antônio Francelino; o secretário de Governo, Idelbrando Neto; a secretária de Desenvolvimento Rural, Ana Célia; o secretário de Meio Ambiente, Carlos Ramon; a controladora geral do município, Maria Laurentina; o presidente da Câmara Municipal Júnior Rocha, e os vereadores Gracieuda, Acelino, João Neto e Né Rocha; a subsecretária de Educação, Lídia Carvalho; a coordenadora da secretaria de Cultura Francimaura; a diretora da Vitalino Sabino do povoado Fujona, Eliana Nascimento; as diretoras das Escolas municipais Joviano Maximino de Alencar e Severiano José de Sousa Lima, Irene Onezia e Maria de Lourdes. A ex-vereadora, Margarida da Preta; o diretor técnico da Emater, Moacir; o ex-vereador de Alegrete, Constâncio Ramos e a sua esposa Jessika O´hara.

Confira as imagens: