18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

São Julião realiza reunião de lançamento e apresentação da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF edição 2021- 2024

A Prefeitura de São Julião, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, junto à articulação do Selo UNICEF realizou nesta última quinta-feira (18/11) a reunião de lançamento oficial e apresentação da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF – Edição 2021- 2024.

O momento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e além do lançamento e apresentação dos membros teve como objetivo reforçar o comprometimento de todos os atores responsáveis na aprovação do Selo nesta edição, e ainda tratou sobre normas, metas e propostas.

Na abertura, a primeira-dama, secretária de Assistência Social e presidente do CMDCA, Thaise Moura Fontes, falou da importância do momento. 

“Esse é um momento de grande importância para o município de São Julião, pois estamos unidos, assumindo um compromisso para sermos certificados com mais um Selo Unicef, onde estaremos por quatro anos juntos desenvolvendo ações, buscando fortalecer ainda mais a garantia de direitos do nosso público infanto- juvenil”, disse.

O vice-prefeito, Dr. Leonardo Rocha, que na ocasião também esteve representando o prefeito Dr. Samuel Alencar, que cumpre agenda administrativa em Brasília, falou sobre o comprometimento da gestão na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

“Agradeço a presença e disponibilidade de todos vocês. Hoje estamos dando o ponta pé inicial do Selo Unicef, através deste encontro que tem como objetivo manter o comprometimento da gestão com as politicas públicas que vem sendo desenvolvidas para que consigamos manter a certificação no município. O Selo desenvolve mantem políticas voltadas para as crianças e adolescentes, e elas são o futuro da nação. A nossa administração irá trabalhar incansavelmente para manter a certificação e desenvolver ações voltadas para este público alvo. Contem sempre com a gente e muito obrigado!”, disse.  

A assistente social e articuladora do Selo UNICEF – 2021 – 2024, Jade Alencar, falou sobre o objetivo do encontro, atividades que serão desenvolvidas na edição, a importância da colaboração de todos os órgãos e secretarias municipais, e reforçou o seu comprometimento na busca da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

PUBLICIDADE

“Me convidaram para ser articuladora do Selo, e estou aqui pronta para trabalhar e buscar aprovação do Selo junto com vocês, pois como vocês sabem ela não depende só de mim, por isso precisamos trabalhar em rede, com o apoio de todos. Eu irei articular as ações e mobilizar a sociedade com a colaboração de todos vocês nesses 04 anos. Vamos juntos mais uma vez buscar a aprovação do Selo UNICEF”, explicou.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Junior Rocha, parabenizou a gestão e destacou: “Espero que possamos fazer o possível e o impossível para que São Julião mais vez seja contemplado com o Selo Unicef, e estaremos aqui para ajudar no que preciso for”.

Após os pronunciamentos, houve a palestra com o assessor técnico da Innova Consultoria, William Mendes, que em entrevista a redação do Cidades na Net, explicou sobre a importância do encontro e da temática trabalhada.

William Mendes – Graduado em História pela universidade Federal do Piauí. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Ceará, com ênfase em politica social. Pós graduado em Gestão Educacional. Atualmente assessor técnico da empresa Innova Consultoria

“Realizamos hoje em São Julião, o primeiro encontro de lançamento oficial Do Selo Unicef, edição 2021 – 2024, e formação da nossa comissão que estará na articulação para a nossa conquista do Selo. O objetivo de hoje foi conversar com todas as cadeias da sociedade civil organizada, os secretários municipais, gerentes de pastas, departamento, e o Nuca. Saímos daqui com a nossa comissão formalizada, montada e prontos para conquistar mais uma vez a certificação para o município e garantir a proteção e as políticas voltadas para as crianças e adolescentes”, pontuou.

Em continuidade, as profissionais Louridanya e Thais Cavalcante falaram sobre o Busca Ativa Escolar e Nuca, respectivamente, abordando sobre o empenho e atuação do município.

Durante os quatro anos de desenvolvimento das atividades do Selo UNICEF, os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA estarão discutindo questões importantes para o seu desenvolvimento, implementando ações e levando suas reivindicações à gestão pública municipal.

Mobilizadora Thais e integrante do NUCA, Suellen

A integrante do NUCA, Suellen, se comprometeu a representar os adolescentes e destacou que lutar pela garantia de um futuro melhor para os adolescentes é o objetivo principal. “Dessa forma, vamos dar a nossa voz, ajudar e opinar, pois todos os adolescentes devem ter direito a educação, saúde, cidadania, e tudo aquilo que irá nos garantir um futuro melhor. Nesses edição vamos trabalhar juntos, nos ajudando e buscando o melhor para os adolescentes de São Julião”, disse.

Comissão Intersetorial do Selo UNICEF – Edição 2021- 2024.

Logo após, foi apresentada a Comissão Intersetorial, que é composta pelo prefeito Dr. Samuel Alencar; vice-prefeito, Dr. Leonardo Rocha; articuladora do Selo UNICEF, Jade Alencar; mobilizadora do Nuca, Thays Cavalcante; representante do NUCA, Suellen; vice- presidente da Câmara de Vereadores, Junior Rocha; secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes; representante do CMDCA, Plácida Silva; conselheiras tutelares, Sissi Deus e Fabiana Oliveira; secretária de Educação, Valdinara Almeida; secretaria de Saúde, Ceicinha Araújo; secretária de Cultura, Wellyda Ramos; secretário de Esporte e Lazer, Josean Pereira; coordenadora do Busca Ativa Escolar Louridanya; secretário do Meio Ambiente, Carlos Ramon Luz; secretário de Governo, Idelbrando Neto; representante da Comunicação, Vitória Lima; a representante da Igreja Católica e sociedade civil, Alana; representante da Igreja Evangélica, Marcos Vinícius.

Comissão de Colaboradores do Selo UNICEF – Edição 2021- 2024.

A comissão dos colaboradores ficou composta pela articuladora do Selo, Jade Alencar; a psicóloga Leydiani Cláudia; o coordenador de Meio Ambiente, Lourival Barbosa; a subsecretária de Assistência Social, Flaviana Alzira e pela assistente social da Educação, Josiele.

Confira as imagens: