19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeitura promove simpósio sobre criação e manejo de ovinos e caprinos; veja

Visando fortalecer a produção rural, incentivar e valorizar os produtores e fomentar a geração de emprego, a Prefeitura Municipal de São Julião juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, promoveu neste sábado (19), um simpósio sobre a criação de ovinos e caprinos.

O evento aconteceu no 3R Palace e teve como público alvo os criadores locais. O médico veterinário, Abdias Pereira ministrou a palestra com o tema “Criação, manejo e produção de carne e leite de ovinos e caprinos”.

Inicialmente, a mesa de honra foi composta pelo prefeito Dr. Samuel Alencar; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes; o vice-prefeito, Dr. Leonardo Rocha; o ex-prefeito Otalício Bezerra; pelos vereadores, Júnior Rocha (presidente da câmara), Acelino e João Neto; os secretários, Ana Célia (Desenvolvimento Rural), Valdinara (Educação), Ceicinha Araújo (Saúde) e Júnior Sobrinho (Finanças).

Também participaram, o veterinário Pedro Ricardo; a controladora do município, Maria Laurentina; a articuladora do Selo UNICEF, Jade Alencar; a subsecretária de Assistência Social, Flaviana Alzira e o técnico da EMATER, Moacir Barros.

O prefeito Dr. Samuel deu as boas vindas aos presentes e apresentou alguns dados que justificam a importância dos pequenos produtores de São Julião investirem em conhecimento voltado para a criação e manejo de ovinos e caprinos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_8823-2.jpg

“A nossa região tem grande potencial para a criação de ovinos e caprinos, o clima e o solo são favoráveis, portanto, devemos investir na capacitação dos pequenos produtores, só assim vocês poderão criar estes animais com o máximo de qualidade e o mínimo de prejuízos. O que tiver ao meu alcance farei para trazer mais momentos como estes”, afirmou o gestor.

Posteriormente, a anfitriã do simpósio, a secretária Ana Célia também deu as boas vindas e disse estar feliz com a presença do público. “Sejam bem vindos ao simpósio, estou muito feliz com a presença numerosa de criadores aqui de São Julião e quero que vocês aproveitem ao máximo porque tudo foi feito e pensado com carinho.”

Em seguida, o veterinário, Abdias começou a explanção do assunto. Ele falou sobre as raças, doenças, medicações, deu dicas de manejo, alimentação e sobre a prevenção de ataques de parasitas. A palestra foi objetiva e ao final, foi aberto um momento de perguntas onde os produtores puderam tirar suas dúvidas.

Em entrevista ao Cidades na Net, o palestrante comentou a importância de um simpósio como este para São Julião.

“Quando cheguei aqui na cidade pude observar a feira e vi que São Julião é um município que tem todas as potencialidades para alavancar o agronegócio, principalmente no tocante a ovinocaprinocultura. Este simpósio é importante porque repassa informações ao pequeno produtor sobre manejo, processamento de carne e leite, sanidade e consequentemente a comercialização do animal. Este simpósio é pioneiro e espero que se repita mais vezes”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_8831-2.jpg

Terminado o debate, o prefeito Samuel apresentou à população o veterinário Pedro Ricardo que irá atuar no município ajudando os criadores com seu conhecimento técnico. Os presentes degustaram um lanche que foi servido.

Para finalizar, foi realizado um sorteio de 16 animais, entre bodes e ovelhas. O sorteio foi feito com o nome de todos os criadores de ovinos e caprinos do município, cadastrados no levantamento feito pela secretária de Desenvolvimento Rural, Ana Célia.

Os criadores que não participaram do evento, mas que tiveram o nome sorteado devem procurar a Gestão Municipal para receber o prêmio. Segue a lista dos vencedores e os respectivos números dos animais:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_8944.jpg

Joaquim Antônio de Sousa (63); Manoel Agapato de Carvalho (55); Alencar Anedino de Sousa (62); Kilson Marinho de Carvalho (58); Manoel Pedro Gomes (64); Raimundo José da Luz (60); Francisca Hilda de Sousa (59); Manoel Joelson (54); Ronivaldo de Sousa Silva (56); Cristovaldo Sá (53); Expedito Soares Pereira (61); José João da Silva (57); Antônio João de Sousa (65); Alberto Francisco da Rocha (66); Maria Diva de Sá (68) e Ronaldo de Carvalho Sousa (67). Os criadores que não participaram do evento, mas que tiveram o nome sorteado devem procurar a Gestão Municipal para receber o prêmio.

Confira mais imagens: