Prefeitura de São Julião trabalha melhoramento genético do rebanho para ampliar bacia leiteira e comércio de carne

Os criadores de gado do municipio de São Julião estão sendo contemplados com um projeto de melhoramento genético promovido pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER).

Trata-se da realização de inseminação artificial nas vacas do criadores do município cadastrados junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural. O intuito é aumentar a qualidade da carne e do leite dos animais e assim melhorar e valorizar a comercialização dos fazendeiros.

O prefeito de São Julião, Dr. Samuel justifica o que o motivou a desenvolver o projeto.

“É um projeto que a médio e longo prazo vai trazer muitos benefícios ao criador, sobretudo na parte de comércio porque ele vai ter animais com uma carcaça melhor, os animais produzem mais leite e consequentemente a renda da fazenda e da propriedade vai aumentar. Esse foi um grande incentivo para que eu aderisse a esse projeto, para melhorar a vida dos criadores que já é bem difícil aqui no semiárido”.

O sêmen aplicado nas vacas provém de uma raça chamada “Sindi”, ela é originária do Paquistão na Índia, e sua característica principal é a dupla aptidão de carne e leite. A novidade deixou o criadores da região animados, como destaca um dos pecuaristas beneficiados, Anilton Gonçalves.

“Na região ninguém nunca viu, então tinha que ter uma pessoa para correr atrás e se dedicar mesmo para trazer porque se não nós não íamos ver isso nunca talvez”.

Seu Raimundo Luz, da Fazenda Tamboril, foi outro criador que teve 14 vacas inseminadas nesta primeira etapa.

“Aqui quando a gente batizava, o padrinho dava uma bezerra para o afilhado, né. Eu nasci em 1950 e hoje tô com 72 anos, tem 71 anos de fazendeiro. Com 71 anos de fazendeiro, chegou na propriedade hoje a inseminação de 14 vacas. Muitos não acreditaram que ia acontecer e sempre esperava o tempo do touro, da vaca entrar no cio, do touro fabricar esse bezerro, não sabia o dia, nem a hora, nem o ano. Eu fico muito grato ao prefeito Dr. Samuel ter dado essa oportunidade para os fazendeiros”, disse.

A iniciativa da inseminação começou ainda em 2022 e é acompanhada pelos dois veterinários do município, Joaquim Bezerra e Pedro Ricardo. Além desta ação, a Prefeitura também ofertou gratuitamente as vacinas de brucelose e febre aftosa para todos os criadores de São Julião que demonstraram interesse.

“A gente começou o programa no final do ano passado, a gente continua fazendo o cadastramento, o criador que desejar ter seu rebanho melhorado geneticamente, a gente está fazendo os cadastros. A Prefeitura deu todo suporte necessário, como a questão das vacinas que a Prefeitura disponibilizou e continua disponibilizando para os criadores que desejarem” explicou a secretária de Desenvolvimento Rural, Ana Célia.

Neste última quinta-feira (16), foi concluída a primeira fase do projeto com a inseminação artificial realizada no gado dos criadores das localidades Tamboril e Olho D’aguinha.

“Daqui há nove meses a gente vai estar aqui mostrando os resultados, que são os bezerros puros através de touros provados através da alta genética”, concluiu o veterinário Pedro Ricardo.

Mais imagens: