27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Em São Julião, atividades culturais da Lei Paulo Gustavo abrem programação do 63° aniversário

O município de São Julião comemora 63 anos de emancipação política, e para celebrar a importante data, a Prefeitura Municipal preparou várias atividades.

A cidade iniciou a programação na tarde deste sábado, 16 de dezembro, com a culminância do Projeto Lei Paulo Gustavo.

O momento aconteceu em frente à Prefeitura com atividades culturais, iniciando com as exposições de artesanato feitas por Laura, Anísia, Luiza, Loura do Romão, Loura do França, Inês, Maria Disales, Sofia, Francimura, Carmelita e Daise.

Na ocasião, elas encantaram a todos que passavam ao mostrarem os laços, enfeites, vestidos, vasos, entre outros, que são feitos com muito capricho.

Anísia está sendo beneficiada pela Lei Paulo Gustavo, ela produz laços, terço, colar, pulseiras e tiaras. Ela relatou como avalia o momento de exposição.

“Estou hoje expondo meus artesanatos, já faz um tempo que eu trabalho com isso e na minha opinião esse momento é de grande importância, estou me sentindo privilegiada com essa lei que valoriza e nos incentiva ainda mais a continuar investindo no artesanato”, disse.

O senhor Lucas trabalha com fotografias há mais de 40 anos. Ele também está sendo contemplado com a Lei Paulo Gustavo e comentou o que achou do evento.

“Na minha opinião a execução desta lei é um grande incentivo para nós, faz muito tempo que eu trabalho com fotografias, agora estou sendo beneficiado e é algo que eu gosto de fazer e pretendo continuar trabalhando”, relatou.

Na sequência, houve um momento de danças aeróbicas com as professoras Daniela Rocha e Aparecida, a atividade foi voltada para o público feminino onde as participantes puderam se exercitar com as profissionais.

Após, foi passado quatro documentários que tiveram como responsáveis Túlio, Gustavo, Arnaldo e Carmo Neto. Eles retrataram sobre a história do futebol amador em São Julião, os 150 anos de festejos da Imaculada Conceição, destacando a importância da fé e devoção e seu impacto para a comunidade.

Outros documentários apresentados foi Chico Cadino e a sanfona de São Julião em homenagem aos talentosos sanfoneiros do município, e por fim foi mostrado sobre os 63 anos do bom e velho São Julião, uma celebração da história da emancipação política, ressaltando o afeto dos munícipes e vislumbrando o futuro promissor da cidade.

Logo após, foi realizado um cinema itinerante com o filme “Os farofeiros” e tiveram como responsáveis Joel e Olga. Em seguida, aconteceu o festival de cultura com os artistas da terra.

O festival contou com a participação de Ricardo Rocha, Riba, Adão e Valdemar, Damásio e banda, Clebson, Raimundo Alencar e Veríssimo Carvalho, Jade Alencar, Gutemberg, Carlos Tecla, Luís Carlos, Duda Maravilha, Zezinho, Lindomar, Chiquinho Forrozão e Classe A.

As apresentações animaram a todos os presentes, revelando os talentos de muitos sãojuliaoenses.

O cantor Duda Maravilha destacou a importância do auxílio da Lei Paulo Gustavo e expressou a alegria em participar do festival. “Foi muito bom essa lei ter chegado ao nosso município, estou participando deste festival pela primeira vez, onde valoriza os artistas de São Julião e para mim é motivo de alegria. Hoje estamos vendo como nossa terra tem várias pessoas talentosas e isso é muito bom”, pontuou.

A assistente social, Jade Alencar, também participou do festival e frisou sobre a importância da lei para revelar os talentos.

“Hoje tivemos a apresentação do Projeto Lei Paulo Gustavo com várias apresentações com o objetivo de mostrar o talento dos participantes, eu como uma das beneficiadas me sinto lisonjeada por fazer parte deste projeto que dá oportunidade para os artistas. Nós sabemos que tem talentos que as vezes estão esquecidos, mas a lei veio justamente para isso, tanto nas apresentações e área financeira. Então, o evento foi grandioso, acredito que com essa lei teremos várias outras oportunidades”, enfatizou.

A secretária de Cultura, Welyda Ramos, enfatizou sobre o evento.

“Estamos realizando a culminância do projeto Paulo Gustavo que contemplou o audiovisual, onde apresentamos documentários sobre São Julião, além de múltiplas atividades como artesanato, dança e os artistas da terra. E para nós é motivo de alegria proporcionar esse momento que incentiva e trás entretenimento para a população.

Além das autoridades acima citadas, estiveram prestigiando as apresentações o prefeito Dr. Samuel Alencar, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social Thaise Fontes, o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, a secretária de Saúde Ceicinha Araújo, o secretário de Meio Ambiente Carlos Ramon, a controladora geral Maria Laurentina e a população em geral.

As programações alusivas continuam neste domingo (17), logo cedo às 06h30 foi realizada a corrida, às 15h30 haverá a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Amador e as entregas das premiações no Estádio Otacilão.

A partir das 17h00 a programação será voltada para a comunidade evangélica com a Marcha para Jesus que sairá da Praça Dois Corações, encerrando com o Culto em Ação de Graças, realizado na Rua Franco Pereira com a 18 de Dezembro.