Prefeitura implanta o Projeto Vida e incentiva o esporte para crianças e adolescentes de São Julião

Incentivo ao esporte, disciplina e qualidade de vida estão entre os princípios do Projeto Vida, implantado nesta segunda-feira (15) na cidade de São Julião, na gestão “O povo é o poder” que tem à frente o prefeito Dr. Samuel Alencar e o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha.

O Projeto Vida será trabalhado pelo professor Adriano Santos, que é presidente da Federação Piauiense de Karatê Interestilos, com usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vículos (SCFV), do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

A finalidade é transformar a vida de crianças e adolescentes, através da filosofia de vida do Karatê com aulas práticas e teóricas. Os públicos-alvo são adolescentes e crianças que terão oportunidade de aprender sobre respeito, honra, disciplina e autocontrole.

“No Projeto Vida nós trabalhamos com crianças com TDAH, autismo, baixo índice de aprendizagem na escola. Esse projeto está iniciando aqui em São Julião, através de uma grande parceria com a Prefeitura Municipal. O órgão que está recebendo é o CRAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Quero parabenizar o prefelto Dr. Samuel, a primeira-dama Thaise pela belíssima iniciativa de trazer um projeto tão maravilhoso para essa cidade e por aquilo que vem fazendo nessa cidade com um belíssimo trabalho. Agora com esporte a gente tem essa parceria”.

Neste ano foram inauguradas seis academias no padrão de excelência conforme afirmou o professor.

O prefeito Dr. Samuel Alencar destacou que o projeto vai contribuir muito. Ele agradeceu ao professor Adriano e todos que marcaram presença no ato de inauguração.

“Sobre as aulas, sobre a luta propriamente dita, não é só a questão de uma luta, são um conjunto de fatores, onde entra a disciplina que parte desde aqui do tatame e vocês vão levar pra casa, porque para praticar uma arte marcial você tem que ser disciplinado, tem que respeitar pai e mãe, ser um bom aluno na escola. Muitas coisas você tem que fazer para ter um bom desenvolvimento no tatame. Não será praticada só a parte física, mas também a parte mental. Vamos ampliar e melhorar o espaço físico, dando o conforto necessário para as crianças praticarem o esporte. Sejam todos bem-vindos e obrigado pela presença”, disse o prefeito.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Thaíse Fontes, enfatizou que o projeto vai ajudar muito no desenvolvimento e tirar as crianças de problemas que mais preocupam na atualidade que é a ansiedade e doenças psicológicas.

“É uma alegria imensa receber e estar junto com vocês. Minha intenção aqui em São Julião é trazer o melhor desde as crianças, adolescentes, adultos e idosos. Promover a saúde física e mental trazendo a prática de esportes, de atividades, tirando o pessoal do sedentarismo, porque o Projeto Vida busca desenvolver não só a saúde física das nossas crianças e adolescentes, mas também promover o cuidado, a saúde mental, dando autoconfiança, elevando a autoestima, desenvolvendo a coordenação motora, dando disciplina”, orientou.

Aluno de Karatê, José Wagner, falou no que o projeto pode contribuir para sua vida pessoal.

“Gostei muito dessa aula de Karatê. Eu acho que futuramente vou aprender muito com o professor Adriano, vou adquirir conhecimento sobre artes marciais, compartilhar com meus amigos, praticar muito o esporte. Eu gosto muito de artes marciais desde pequeno e espero que eu consiga alcançar o maior nível do Karatê”, disse o aluno.

Veja mais fotos